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Como vencer a procrastinação em 8 passos e melhorar sua produtividade no trabalho

Entender como vencer a procrastinação é um dos desafios mais comuns para quem está no mercado de trabalho. Existem algumas estratégias para aumentar a produtividade e não deixar o “fica para depois” prejudicar o seu desempenho.

Pessoa em mesa de escritório procrastinando.

Quem nunca olhou para a agenda de tarefas, viu que tinha várias entregas para fazer, mas não conseguiu se concentrar para executar? Entender como vencer a procrastinação pode ser um desafio em um mundo tão conectado e com tantos estímulos. 

No trabalho, deixar projetos importantes para depois se torna um grande obstáculo na produtividade profissional. Essa tendência de postergar compromissos resulta em prazos apertados e estresse desnecessário. 

As causas para essa ação podem ser várias, como estresse, depressão e insatisfação com a rotina, mas um recente estudo da Universidade de Ohio apontou que pessoas que têm uma visão negativa da vida são mais propensas à procrastinação. 

Apesar de casos mais graves, que podem exigir o acompanhamento de profissionais, existem algumas estratégias para quebrar esse ciclo. Continue a leitura para entender o que você pode fazer!

O que é procrastinação?

A procrastinação nada mais é do que adiar tarefas que precisam ser concluídas, priorizando atividades menos importantes ou mais agradáveis. Embora possa parecer inofensivo, procrastinar pode prejudicar a produtividade e o progresso profissional de quem quer crescer na carreira.

8 formas de como vencer a procrastinação

Chegou o momento de descobrir como vencer a procrastinação! Existem algumas estratégias que podem te auxiliar na organização e priorização das obrigações na sua rotina. Olha só!

1. Faça uma lista de tarefas

A primeira missão importante é planejar os passos do seu dia e evitar ter espaço para o adiamento das funções. Um exemplo de planejamento pode ser:

  • Criar uma lista das tarefas diárias;
  • Impor a você que não começará nenhuma atividade extra antes de terminar o primeiro item da lista;
  • Programar pequenos intervalos (mas é preciso colocar um limite curto de tempo para eles);
  • Fazer uma listagem mais ampla das coisas que você sabe que precisa começar, mas que não têm necessariamente um prazo, como um curso de idiomas. Utilize um dos intervalos para buscar escolas e entrar em contato, estipulando uma data para começar as aulas.

2. Mantenha o foco no essencial

Foque no essencial. Ou seja, nada de elencar mil e uma coisas que você adoraria fazer, mas não são responsáveis por mais de 50% do resultado que espera. Crie uma lista de prioridades e escolha aquelas que tem um impacto positivo nas suas entregas.

3. Comemore as conquistas com um sistema de recompensas

Se funcionar para você, pode ser o caso de criar um pequeno sistema de recompensas para cada item que você conseguir cumprir: um café da manhã caprichado, uma tarde livre na sexta-feira (se for um item importante). 

O importante é criar um autoestímulo para continuar firme no caminho. Pensar nessas pequenas comemorações facilitará o seu ânimo, mesmo quando estiver ainda longe das suas metas maiores.

4. Prepare o ambiente e se desfaça de distrações

Antes de qualquer coisa, é preciso preparar o ambiente para facilitar a concentração. A dica é eliminar distrações. Como fazer isso? Limpando a mesa e deixando ao alcance apenas o que você precisa para trabalhar. Livros, comidinhas e celular, por exemplo, devem ficar fora do seu campo de visão. 

A mesma regra vale para o computador (se você trabalhar com ele): feche todas as janelas que não sejam essenciais para fazer o que você começará agora.

5. Avalie seu progresso com frequência

Para não recair, é importante avaliar seu progresso com frequência. Uma vez por mês, por semana, por semestre, como você achar adequado, pense no que já fez e no que não conseguiu atingir. 

Por que certas coisas deram certo e outras não? O que você pode aprender com isso? Avalie seu desempenho profissional, mas não se cobre demais; dê um passo de cada vez. O importante é não paralisar.

6. Aceite que a procrastinação é um problema

Agora, entramos em uma questão relacionada à parte psicológica. Para vencer a procrastinação, precisamos aceitar que a mania de adiar tarefas pode estar atrapalhando a sua vida. 

Pense em problemas que esse mau hábito já trouxe tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. Quanto isso está te impactando? Se a resposta for um alto impacto, é importante avaliar a necessidade de procurar um profissional para te ajudar.

7. Procure (com sinceridade) os seus motivos

Para descobrir como vencer a procrastinação no trabalho, é preciso entender o que está fazendo com que você mantenha esse hábito. Por isso, faça algumas perguntas: 

  • Por que não fez o que já disse para si mesmo(a) que queria fazer?
  • Por que você não começou aquele curso se sabe que seu desenvolvimento depende dele? 
  • Por que você não terminou a graduação? 
  • Por que ainda não começou a criar a apresentação que deve entregar amanhã? 

Busque essas respostas com sinceridade. 

8. Identifique sinais de autossabotagem

Sabe quando você, sem perceber, acaba sendo seu pior inimigo? O nome disso é autossabotagem — e muitas vezes é preciso virar essa chave. 

Um exemplo: você não irá comprar uma casa agora, mas começa o dia buscando imóveis à venda e perde horas nessa busca, só por distração ou por um sonho ainda muito distante. Jogue a seu favor: foque naquilo que ajudará a comprar essa casa daqui a alguns anos.

Saiba também: O que é planejamento de carreira (e por onde você deve começar)

Quais são os sinais de que você está procrastinando?

Além de saber como quebrar esse ciclo, é importante entender, antes, se você está realmente sofrendo com esse problema. Normalmente, são esses sinais que indicam a dificuldade em finalizar tarefas:

  • Adiar entregas importantes várias vezes;
  • Gastar muito tempo em redes sociais ou atividades de lazer que não estão relacionadas com o lado profissional, no horário de trabalho;
  • Ficar com o sentimento de culpa por não finalizar as tarefas;
  • Criar justificativas diferentes toda vez que uma das suas entregas não é feita;
  • Sentir dificuldade até mesmo em dar o pontapé inicial em um projeto ou trabalho, por exemplo.

Como a procrastinação afeta a produtividade no trabalho?

Quando se fala em procrastinação, as consequências negativas no dia a dia de trabalho são muitas.

Qualidade ruim nas entregas

Logo de cara, é fácil notar uma queda na qualidade do trabalho. Afinal, você tem menos tempo para fazer as tarefas, já que passou horas importantes com todo foco em outra coisa.

Perda de reputação 

Especialmente em dinâmicas nas quais o seu conhecimento impacta nos resultados de outros profissionais, a procrastinação acaba afetando sua reputação na empresa e até mesmo as relações com o restante da equipe.

Perda de oportunidades

Com o tempo, essa ação prejudica sua imagem e seus superiores podem não enxergar oportunidades de crescimento ou mesmo a entrega de projetos mais importantes sob sua responsabilidade. 

Quais são os principais fatores que levam à procrastinação?

Em muitos casos, a dificuldade de iniciação e conclusão de atividades pode começar por coisas simples, como abrir o Instagram sempre no mesmo horário. Gradualmente, sem você perceber, já está dependente desse comportamento e começa a sentir falta quando não o faz. 

Pronto, o hábito saiu do seu controle. Mas também pode começar com um pedido do seu chefe que foge do seu escopo. Como você não sabe por onde começar e não se sente confortável em pedir ajuda, o natural é ter dificuldade em focar nessa entrega. 

Basta uma situação como essa para a sua confiança reduzir, e as funções que você teria total capacidade de resolver parecem se tornar cada vez mais complexas. Talvez seja uma questão de baixa autoestima, falta de confiança e estresse que pode transformar isso em algo maior, como a síndrome do impostor.

Os principais fatores que levam à procrastinação são:

  • Medo do fracasso: o receio de não atender às expectativas pode levar ao adiamento de tarefas;
  • Perfeccionismo: a busca pela perfeição pode fazer com que você evite começar ou concluir ações;
  • Falta de motivação: desinteresse ou falta de propósito pode diminuir a vontade de realização;
  • Falta de gestão de tempo: dificuldade em organização e priorização pode resultar em adiamentos regulares na sua rotina.

Outro fator que pode fazer com que você viva procrastinando é o esgotamento profissional, também conhecido como síndrome de burnout. Sabe quando você não tem disposição ou energia? Preste atenção se isso estiver acontecendo, para pedir ajuda.

Quais são as consequências de longo prazo da procrastinação?

O que pode parecer preguiça ou falta de energia, na verdade, pode ter um impacto negativo muito grande, não só na sua carreira.

Perda de oportunidades

O principal problema começa no ambiente de trabalho: os traços contínuos podem resultar em oportunidades perdidas de promoção ou novos projetos. Em alguns casos mais graves, podem até mesmo significar a perda da sua vaga, já que as suas responsabilidades também podem ter um impacto em outros profissionais.

Baixa autoestima

Quando cenários como os listados acima acontecem, é natural que os sentimentos de culpa apareçam na sua cabeça. No início pode parecer algo passageiro, mas é o primeiro passo para afetar a sua confiança pessoal, questionando as suas competências profissionais e condições de fazer um bom trabalho.

Problemas de saúde

Nas situações mais graves, o estresse relacionado à procrastinação começa também a afetar a sua saúde física e mental. A dificuldade em finalizar se expande para outros campos, e não ter resultados profissionais aumenta o seu nível de estresse emocional.

Ferramentas, recursos e dicas para melhorar a produtividade

Além de todas as formas de vencer a procrastinação que falamos acima, também separamos algumas dicas e ferramentas que podem fazer parte da rotina para conseguir aumentar a produtividade:

  • Programas de gestão de tarefas: começar o dia sabendo o que precisa ser entregue pode evitar que você adiamentos. Ferramentas como Trello, Asana ou Todoist ajudam nessa organização;
  • Aplicativos de bloqueio de distrações: como passamos boa parte do tempo com nossos celulares, é fácil se distrair com uma simples notificação, mas alguns aplicativos, como Focus@Will e Freedom, ajudam a bloquear essas mensagens em certos períodos;
  • Técnicas de gestão de tempo: você também pode aplicar métodos como o GTD (Getting Things Done) ou a Técnica Pomodoro, que vão ajudar a fazer a gestão do tempo de forma eficiente, intercalando momentos de concentração com descanso mental;
  • Crie uma rotina: querendo ou não, ter uma rotina, como abrir a sua ferramenta de gestão ao chegar no escritório, pode ajudar a evitar que seu ritmo de produtividade caia.

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