Ao se preparar para uma entrevista de emprego, você deve estar ciente de que as empresas estão cada vez mais incorporando avaliações de personalidade como parte do processo de contratação. A ideia é ver se o seu perfil comportamental tem compatibilidade com a vaga.
E como funciona isso?
Por meio de testes e técnicas de recrutamento, o seu perfil comportamental, que pode ser definido como atitudes, crenças e posturas, será analisado e comparado com as exigências da vaga de emprego.
Ainda está confuso? Sem problemas, ao longo desse artigo você entenderá: como as empresas definem essa compatibilidade (o tal do match), quais os tipos de perfis, como identificar o seu perfil e se ele é exatamente o que a empresa espera de um candidato.
O que é considerado para definir a compatibilidade do candidato com uma vaga?
Você viu uma vaga que você achou super bacana, começou a ler e percebeu que alguns pontos não condizem com sua experiência, conhecimento e até forma de pensar.
Pronto! Aí já foi dado o primeiro alerta de que a vaga não é bem compatível com o seu perfil.
Mas essa é uma forma superficial de olhar para a questão. As empresas analisam esse match de forma muito mais precisa considerando os seguintes fatores:
- habilidades sociais, são competências comportamentais ligadas à interação de pessoas, como a comunicação, negociação, empatia etc.
- habilidades técnicas, são aquelas inerentes à profissão. Um engenheiro deve entender de cálculos, um desenvolvedor deve saber linguagens distintas de programação e um professor de inglês, por sua vez, deve saber falar/escrever e ler na língua inglesa.
- fit cultural, é saber se a sua visão, a sua missão e os seus valores são compatíveis com os da empresa. Por exemplo, você pode ter como valor pessoal respeitar pessoas de diferentes raças, crédulos, gêneros e faixas etárias. E se a organização também tem como valor o respeito à pluralidade, foi criada uma compatibilidade de fit cultural.
Mas como, na prática, as empresas e os recrutadores conseguem fazer essa combinação entre pessoas e vagas?
Após identificar os requisitos mínimos do trabalho, onde são pontuados o que o profissional deve possuir do ponto de vista técnico e comportamental, os processos seletivos usam, em geral, as seguintes técnicas para checar se um candidato é compatível ou não com a vaga de emprego:
- aplicam testes de perfil comportamental;
- fazem uma pré-seleção para eliminar candidatos que não atendam aos requisitos básicos do cargo;
- realizam de uma avaliação aprofundada por meio de entrevistas e simulações de trabalho para selecionar candidatos com maior potencial de sucesso no trabalho;
- verificam o registro de emprego declarado e as qualificações dos candidatos.
Em todas as etapas descritas o perfil da vaga é testado com o perfil do candidato por meio de metodologias — da área da psicologia — usadas pelos recrutadores. Mais adiante vamos falar de um teste que traz esse diagnóstico de forma bem precisa!
Quais os tipos de perfil buscados para uma vaga?
Existem uma série de metodologias e mecanismos dentro do campo da ciência para identificar perfis comportamentais e de personalidade para vagas de emprego. No entanto o mais usado é a metodologia DISC, que basicamente divide em 4 perfis os candidatos:
- Comunicador;
- Executor;
- Analista;
- Planejador.
Mas o que exatamente diz cada um dos perfis? Calma, na sequência, detalhamos melhor isso!
Comunicador
O profissional comunicador é, como o nome diz, aquela pessoa que adora se comunicar com as outras. Tem o dom da fala, do carisma e se fazer entender. Em outras palavras, esse perfil representa pessoas com alta capacidade de socialização e interação.
Pensando na lógica do trabalho, essas pessoas são ótimas para liderar equipes e resolver possíveis conflitos de pessoas em uma empresa. Todavia, o comunicador tem uma certa dificuldade em rotinas de planejamento e burocracias.
Executor
Duas palavras definem esse perfil: competitivo e determinado. O profissional executor tende a ser mais autoritário e a não medir esforços para cumprir os desafios propostos.
Esse perfil é altamente confiante, toma decisões facilmente e passa credibilidade.
Analista
O profissional analista tende a ser muito responsável e organizado. É aquela pessoa que olha para todos os detalhes em projetos e faz esforços para garantir que todos os requisitos sejam cumpridos.
Em geral, essas pessoas tendem a ir mais para carreiras técnicas, de especialistas.
Planejador
O profissional planejador é a pessoa que sabe muito bem como sair do ponto A para chegar no ponto B. Esse perfil tende a ter domínio de suas atividades, tem tudo planejado com antecedência, porém, não se preocupa muito com prazos.
Trata-se de um perfil que colabora com os outros, é tranquilo e paciente. No entanto, como o próprio nome do perfil já diz, ele é um planejador, não é muito de colocar a mão na massa. Pessoas planejadoras, portanto, tendem a ocupar cargos de gestão.
Como identificar o seu perfil comportamental?
Não sabe exatamente qual é o seu perfil comportamental. Sem problemas, nós da Vagas.com já pensamos em uma solução para você!
No nosso portal, você conseguirá facilmente descobrir o seu perfil comportamental. Quer saber como? Acompanhe a seguir o nosso passo a passo:
- entre no site Vagas.com e clique no conto superior à direita em “Entrar”, caso você já tenha cadastrado o seu currículo na plataforma ou em “Cadastre-se gratuitamente”, caso ainda não tenha feito o cadastro do seu CV;
- após fazer o cadastro e/ou acessar o cadastro existente, clique nas três barrinhas no canto lateral à direita, lá você terá o campo “perfil comportamental”, clique nele;
- você será redirecionado para uma página “Vagas E-talent” onde você poderá traçar o seu perfil comportamental.
E como funciona esse teste?
Simples, basta responder às perguntas propostas pelo teste nas colunas “menos correlação com seu comportamento” e “mais correlação com o seu comportamento”.
O teste demora de cinco a dez minutos para ser respondido e ao final ele te apresentará automaticamente qual é o seu perfil comportamental, traçando seus pontos fortes que vão te diferenciar no mercado de trabalho.
Lembrando que periodicamente é sempre bom refazer o seu teste, afinal você pode mudar ao longo do tempo.
Como identificar se o seu perfil tem compatibilidade com a vaga?
Alguns anúncios de emprego são breves, com informações pouco detalhadas da vaga ou da empresa. Mas há outras que já são mais completas, incluem detalhes sobre a função, o que se exige e o que se espera do candidato, bem como missão, visão e valores da empresa. Reserve um tempo para fazer a leitura correta dessas informações.
Mas como saber se o seu perfil é adequado à vaga de emprego?
Abaixo, separamos um pequeno roteiro de como decodificar um anúncio de emprego, para que você possa decidir se deseja se inscrever na oportunidade ou não.
Como descobrir a compatibilidade de qualificações técnicas e comportamentais
- faça uma lista de suas qualificações;
- faça uma lista das qualificações solicitadas pela empresa;
- compare as duas.
Qual foi o resultado dessa comparação? Houve uma boa combinação? Ou muitas qualificações técnicas e comportamentais estão aquém das suas?
Dependendo da resposta acima, pare o processo (pouca combinação) ou siga adiante (boa combinação)
Como descobrir a compatibilidade de fit cultural
- faça uma lista de qual é o seu propósito, visão e valores;
- faça uma lista do que a empresa apresenta de propósito, visão e valores. Detalhe: muitas vezes você não consegue extrair essa informação do anúncio da vaga, terá de ir no site institucional da empresa e checar a informação por lá;
- compare as duas.
Se essa combinação for maior que 50%, você já tem bons argumentos para lutar pela vaga, mas se a compatibilidade for menor, o ideal é não concorrer.
Agora, se o emprego for adequado, o próximo passo é fazer o seu currículo, carta apresentação e se preparar para entrevistas e demais dinâmicas do processo seletivo.
Cadastre seu currículo no Vagas.com e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.