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Escuta ativa: o que é e como ela pode alavancar sua carreira

Entenda por que essa habilidade é importante para seu desenvolvimento profissional

Você já ouviu falar em escuta ativa e sabe o que significa esse termo que vem ganhando tanto destaque nas mais variadas conversas – tanto em ambiente profissional quanto pessoal? Se a expressão ainda for novidade para você ou se você até se lembra de ter ouvido alguma coisa sobre, mas não entendeu muito bem o que significa, este é o momento de compreender o que é e por que escutar ativamente pode fazer toda diferença para a sua vida profissional. 

O que é escuta ativa

O termo escuta ativa se refere à capacidade do interlocutor de ouvir com interesse e atenção ao que o outro está dizendo, com dedicação plena a entender o assunto do diálogo.

Para explicar melhor, podemos dizer que a escuta ativa é uma espécie de escuta com empatia. Ou seja, você escuta o que a pessoa diz tentando se colocar no lugar dela para compreender sua forma de pensar e sentir o que ela está dizendo. Com isso, você consegue ir além das palavras ditas para ter um entendimento mais profundo da fala daquela pessoa.

A escuta ativa, no entanto, não é apenas sobre compreender e se colocar no lugar de quem fala. Ela é também sobre saber comunicar à outra pessoa – com palavras e linguagem corporal – que você está ouvindo o que ela diz com atenção e interesse. 

Qual é a importância da escuta ativa?

Escuta ativa é uma capacidade que algumas pessoas têm naturalmente e que outras pessoas precisam – e podem – desenvolver. Entenda por que ela é importante e o que ela pode fazer pela sua carreira. 

Ajuda a obter e reter informações 

Quando você aprende a escutar de forma ativa, sua capacidade de retenção aumenta. Consequentemente, você entende mais rápido o que é preciso fazer e não precisa fazer perguntas e nem pedir para a pessoa repetir o que já disse. 

Melhora o trabalho colaborativo

O fato de você estar mais atento ao que as pessoas dizem agiliza o entendimento. Agora, imagine que o time todo tenha essa capacidade de escutar ativamente. Consegue calcular o quanto o trabalho em equipe seria mais eficiente? É isso. 

Reduz mal-entendidos e necessidade de retrabalho

Quando você escuta da forma mais atenta e eficiente possível, muito provavelmente você consiga praticamente zerar a possibilidade de entender mal alguma informação passada. Consequentemente, a chance de você ter de refazer um trabalho ou realizar muitos ajustes também é bem menor. 

Cria relações de confiança no trabalho

Ao demonstrar que você tem interesse verdadeiro pelo que o outro está dizendo você faz com que aquela pessoa que fala se sinta valorizada e apoiada. Essa sensação é capaz de estabelecer um vínculo de confiança e proximidade entre vocês, ainda que essa relação seja essencialmente profissional. 

Como a escuta ativa pode ajudar você a conseguir um emprego?

Imagine que você é o recrutador. Com qual destes candidatos você gostaria de passar mais tempo conversando e para qual deles você gostaria de fazer mais perguntas?

  1. O candidato que ouve atentamente o que você fala, olha nos seus olhos, demonstra interesse pela sua pergunta e tenta responder de forma completa o que foi perguntado.
  2. O candidato que ouve o que você diz, mas se perde no meio da resposta sem de fato responder o que você perguntou.
  3. O candidato que pede para você repetir 2 de cada 3 perguntas.

Obviamente o candidato número 1, certo? É isso o que acontece quando você pratica escuta ativa durante a entrevista de emprego. Ao demonstrar ao recrutador que você tem interesse no que ele fala, que está prestando atenção e tentando responder tudo o que ele precisa fazer, você só ganha pontos com ele. 

Além disso, a escuta ativa ajuda a obter mais informações sobre a empresa, o ambiente de trabalho e possivelmente até colegas ou superiores com quem você trabalharia se fosse selecionado. Essas informações são importantes para saber se aquela é de fato a melhor oportunidade para sua carreira. 

Como demonstrar a escuta ativa?

Como dissemos, escuta ativa não é apenas sobre escutar o que é dito, mas também sobre demonstrar que você está presente e atento à conversa. 

Algumas atitudes eficientes para demonstrar sua atenção e presença são:

  • mantenha contato visual com quem está falando;
  • coloque-se de frente para a pessoa que fala;
  • acene com a cabeça ou sorria para demonstrar que está compreendendo;
  • se for uma conversa formal, faça algumas anotações do que é dito;
  • faça perguntas para esclarecer qualquer dúvida e demonstrar que você está atento e interessado;
  • dê sugestões, ideias ou opiniões, se achar que é o caso. 

Como melhorar sua habilidade de escutar ativamente?

Existe uma forma de melhorar sua habilidade de escutar ativamente: praticar. Comece seguindo as nossas recomendações (descritas ali em cima) e, se possível, peça feedback aos seus colegas mais próximos para saber se você está evoluindo e quanto a sua evolução é visível para eles. 

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