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9 habilidades essenciais para um analista de RH colocar no currículo

Saiba quais competências e conhecimentos você precisa desenvolver para atuar nessa área.

mulher analisando um tablet enquanto sorri, lendo sobre as habilidades de analista de rh

Trabalhar como analista de recursos humanos pode ser um excelente ponto de partida para quem gosta de ter contato direto com pessoas e, ao mesmo tempo, pensar questões estratégicas e objetivos maiores da empresa. Quando falamos no mercado de trabalho, há algumas habilidades para o analista de RH que são essenciais.

É seu caso? Entenda tudo sobre a função e o que é preciso para conseguir emprego nessa área. Aqui, listamos as principais habilidades que um analista de RH precisa para você colocar no seu currículo! Continue conosco!

O que faz o analista de RH? 

Em geral, o analista de RH atua no recrutamento e seleção, acompanha o período de experiência de novos profissionais, faz avaliações de desempenho e observa necessidades de treinamento. Também é comum que ele faça gestão de benefícios e preste suporte a gestores. 

Quais os conhecimentos que um profissional de RH precisa ter? 

Um profissional de RH deve ter duas linhas principais de conhecimento. Uma delas é a de administração e gestão, com maior foco em legislação trabalhista, benefícios, remuneração e folha de pagamento, por exemplo. Isso porque a gestão dos colaboradores faz parte das suas atribuições.

A outra linha é mais voltada à psicologia, já que uma das principais funções do RH é perceber as necessidades das pessoas, saber ouvir e estabelecer uma comunicação eficiente com elas.

O que é preciso para trabalhar em RH? 

Para trabalhar em RH você precisa reunir alguns conhecimentos e competências específicas. Confira a seguir 13 habilidades essenciais para um analista de RH. 

1. Comunicação oral e escrita

Uma das principais habilidades do profissional de RH é a comunicação – tanto oral quanto escrita. 

Isso porque ele é a pessoa que faz o meio de campo entre a alta direção da empresa e os colaboradores e muitas vezes também entre equipes de diferentes áreas. 

É ele também quem esclarece as principais dúvidas dos profissionais em relação a regras e direitos, como férias, horários, benefícios etc. 

Portanto, é muito importante que o RH saiba ouvir o que as pessoas dizem e se faça entender de forma eficiente. 

2. Gestão de Recursos Humanos 

A administração dos recursos humanos é, sem dúvida, uma das principais atribuições dos analistas de RH. É ele quem deve identificar necessidades de contratação, demissão e realocação de pessoas, por exemplo.  

3. Treinamento e Desenvolvimento 

O profissional de RH também deve ser capaz de observar necessidades de treinamento e desenvolvimento individuais e coletivas.

Além disso, ele deve trabalhar na organização dessas atividades para ajudar os profissionais a alcançarem todo o seu potencial na empresa. 

4. Proatividade e capacidade de solucionar problemas 

Lidar com problemas – e solucioná-los, é claro – faz parte da rotina do RH. 

É nessa área que vão parar conflitos entre pessoas da equipe, entre superior e subordinado (e vice-versa). O RH muitas vezes precisa intermediar tudo isso e buscar soluções. 

Além disso, o profissional dessa área também ajuda a resolver questões pessoais dos colaboradores. 

Para completar, o RH muitas vezes também tem de encontrar soluções para alinhar a entrega das equipes aos objetivos maiores da empresa. 

Ou seja, é preciso ser proativo e atento para buscar alternativas antes de o problema se tornar grande demais para ser resolvido. 

5. Recrutamento e seleção

Contratar e promover as pessoas certas também faz parte do escopo do RH. Por isso, esse profissional precisa ter familiaridade com ferramentas de R&S. 

Além disso, precisa ter boa comunicação com as áreas para entender suas demandas e encontrar os candidatos que mais atendem às suas necessidades.

6. Admissão e onboarding 

O processo de admissão e onboarding de novos profissionais em uma empresa não se restringe a um kit boas vindas. 

A função do RH, nesse caso, é adaptar os novos colaboradores da forma mais eficiente possível para que eles possam se sentir parte da empresa e se engajem de verdade com seus objetivos. 

7. Departamento pessoal

Muitas das funções do antigo departamento pessoal já foram automatizadas. 

Ainda assim, o profissional de RH precisa conhecer detalhadamente remuneração, descontos, salários, legislação trabalhista, direitos e deveres, benefícios, folha de pagamento etc. 

Isso é muito importante para proteger a empresa de multas, encargos e processos judiciais. 

8. Capacidade de dar feedback 

Em algumas empresas, é o RH quem se responsabiliza pelo feedback aos funcionários. 

Isso significa que o profissional dessa área deve estar preparado para indicar pontos que os funcionários estão bem e pontos que devem ser melhorados.

O feedback pode ser uma ferramenta eficiente para orientar o desenvolvimento dos colaboradores. Quer saber mais? Confira Aprenda como receber e dar feedback construtivo no trabalho

9. Orientação analítica e data-driven 

Cada vez mais a análise de dados para tomada de decisão faz parte da rotina do RH. 

É por isso que a habilidade de interpretar dados e obter insights a partir dessa interpretação vem sendo valorizada nos profissionais dessa área.

É por meio de dados, por exemplo, que o RH consegue diagnosticar e melhorar satisfação, produtividade e engajamento de funcionários e equipes. 

É também por meio dessas análises que a equipe de R&S pode ser cada vez mais eficiente nas suas escolhas. 

O que os recrutadores esperam do profissional de recursos humanos? 

Os recrutadores esperam que o profissional de recursos humanos demonstre habilidades interpessoais de comunicação (saber ouvir e saber se expressar com clareza), entendimento dos objetivos da empresa e conhecimento de rotinas e processos.

Quando a vaga é para funções específicas, também é importante demonstrar conhecimentos mais aprofundados na área em questão.

Quer saber mais sobre a rotina do RH? Que tal saber como funciona o processo seletivo online