Trabalhar como analista de recursos humanos pode ser um excelente ponto de partida para quem gosta de ter contato direto com pessoas e, ao mesmo tempo, pensar questões estratégicas e objetivos maiores da empresa. Quando falamos no mercado de trabalho, há algumas habilidades para o analista de RH que são essenciais.
É seu caso? Entenda tudo sobre a função e o que é preciso para conseguir emprego nessa área. Aqui, listamos as principais habilidades que um analista de RH precisa para você colocar no seu currículo! Continue conosco!
Neste artigo você verá:
O que faz o analista de RH?
Em geral, o analista de RH atua no recrutamento e seleção, acompanha o período de experiência de novos profissionais, faz avaliações de desempenho e observa necessidades de treinamento. Também é comum que ele faça gestão de benefícios e preste suporte a gestores.
Quais os conhecimentos que um profissional de RH precisa ter?
Um profissional de RH deve ter duas linhas principais de conhecimento. Uma delas é a de administração e gestão, com maior foco em legislação trabalhista, benefícios, remuneração e folha de pagamento, por exemplo. Isso porque a gestão dos colaboradores faz parte das suas atribuições.
A outra linha é mais voltada à psicologia, já que uma das principais funções do RH é perceber as necessidades das pessoas, saber ouvir e estabelecer uma comunicação eficiente com elas.
O que é preciso para trabalhar em RH?
Para trabalhar em RH você precisa reunir alguns conhecimentos e competências específicas. Confira a seguir 13 habilidades essenciais para um analista de RH.
1. Comunicação oral e escrita
Uma das principais habilidades do profissional de RH é a comunicação – tanto oral quanto escrita.
Isso porque ele é a pessoa que faz o meio de campo entre a alta direção da empresa e os colaboradores e muitas vezes também entre equipes de diferentes áreas.
É ele também quem esclarece as principais dúvidas dos profissionais em relação a regras e direitos, como férias, horários, benefícios etc.
Portanto, é muito importante que o RH saiba ouvir o que as pessoas dizem e se faça entender de forma eficiente.
2. Gestão de Recursos Humanos
A administração dos recursos humanos é, sem dúvida, uma das principais atribuições dos analistas de RH. É ele quem deve identificar necessidades de contratação, demissão e realocação de pessoas, por exemplo.
3. Treinamento e Desenvolvimento
O profissional de RH também deve ser capaz de observar necessidades de treinamento e desenvolvimento individuais e coletivas.
Além disso, ele deve trabalhar na organização dessas atividades para ajudar os profissionais a alcançarem todo o seu potencial na empresa.
4. Proatividade e capacidade de solucionar problemas
Lidar com problemas – e solucioná-los, é claro – faz parte da rotina do RH.
É nessa área que vão parar conflitos entre pessoas da equipe, entre superior e subordinado (e vice-versa). O RH muitas vezes precisa intermediar tudo isso e buscar soluções.
Além disso, o profissional dessa área também ajuda a resolver questões pessoais dos colaboradores.
Para completar, o RH muitas vezes também tem de encontrar soluções para alinhar a entrega das equipes aos objetivos maiores da empresa.
Ou seja, é preciso ser proativo e atento para buscar alternativas antes de o problema se tornar grande demais para ser resolvido.
5. Recrutamento e seleção
Contratar e promover as pessoas certas também faz parte do escopo do RH. Por isso, esse profissional precisa ter familiaridade com ferramentas de R&S.
Além disso, precisa ter boa comunicação com as áreas para entender suas demandas e encontrar os candidatos que mais atendem às suas necessidades.
6. Admissão e onboarding
O processo de admissão e onboarding de novos profissionais em uma empresa não se restringe a um kit boas vindas.
A função do RH, nesse caso, é adaptar os novos colaboradores da forma mais eficiente possível para que eles possam se sentir parte da empresa e se engajem de verdade com seus objetivos.
7. Departamento pessoal
Muitas das funções do antigo departamento pessoal já foram automatizadas.
Ainda assim, o profissional de RH precisa conhecer detalhadamente remuneração, descontos, salários, legislação trabalhista, direitos e deveres, benefícios, folha de pagamento etc.
Isso é muito importante para proteger a empresa de multas, encargos e processos judiciais.
8. Capacidade de dar feedback
Em algumas empresas, é o RH quem se responsabiliza pelo feedback aos funcionários.
Isso significa que o profissional dessa área deve estar preparado para indicar pontos que os funcionários estão bem e pontos que devem ser melhorados.
O feedback pode ser uma ferramenta eficiente para orientar o desenvolvimento dos colaboradores. Quer saber mais? Confira Aprenda como receber e dar feedback construtivo no trabalho.
9. Orientação analítica e data-driven
Cada vez mais a análise de dados para tomada de decisão faz parte da rotina do RH.
É por isso que a habilidade de interpretar dados e obter insights a partir dessa interpretação vem sendo valorizada nos profissionais dessa área.
É por meio de dados, por exemplo, que o RH consegue diagnosticar e melhorar satisfação, produtividade e engajamento de funcionários e equipes.
É também por meio dessas análises que a equipe de R&S pode ser cada vez mais eficiente nas suas escolhas.
O que os recrutadores esperam do profissional de recursos humanos?
Os recrutadores esperam que o profissional de recursos humanos demonstre habilidades interpessoais de comunicação (saber ouvir e saber se expressar com clareza), entendimento dos objetivos da empresa e conhecimento de rotinas e processos.
Quando a vaga é para funções específicas, também é importante demonstrar conhecimentos mais aprofundados na área em questão.
Quer saber mais sobre a rotina do RH? Que tal saber como funciona o processo seletivo online?