Quem já não ouviu a frase: o que você vai ser quando crescer? Seja no ambiente escolar ou em casa, desde pequenos, somos incentivados a começar a pensar em como escolher uma carreira.
Como chegar a essa resposta? Que tipo de informações precisamos para elaborar uma trilha de profissões que possa nos agradar? Em que idade é preciso fazer essa escolha? É possível mudarmos de profissão no meio do caminho?
Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste post. Venha conosco nessa jornada pelo conhecimento de como escolher a profissão ideal para você!
Neste artigo você verá:
Como escolher uma carreira em 10 passos?
1. Pratique o autoconhecimento
O primeiro passo para escolher a carreira que você vai seguir é se conhecer. Identifique quais são seus pontos fortes e quais você precisa desenvolver, o que consegue fazer com mais facilidade e o que você não gosta de fazer.
Não sabe como fazer essa lista? Que tal começar pelas atividades escolares?
- Você gostava mais das aulas de Matemática ou se sentia mais confortável quando era hora de escrever uma redação?
- Gostava de Música e Educação Artística?
- Amava aquelas aulas de Física e Química?
- Sua paixão mesmo eram as aulas de Educação Física?
Depois, passe a ver o que você gosta de fazer no seu tempo livre:
- Ler livros?
- Conversar com as pessoas?
- Jogar video games?
- Programar alguns códigos?
A autodescoberta é o processo de compreensão do seu verdadeiro eu: seus valores, suas necessidades e seus desejos.
O verdadeiro autoconhecimento começa quando você avalia sua vida e pensa sobre o que te traz energia e o que consome o seu ânimo. Esse é um ciclo contínuo: não é porque hoje você tem compreensão do seu verdadeiro eu que amanhã ele será o mesmo.
Por exemplo, não é porque hoje você gosta de jogar handebol que você vai gostar de fazer isso para o resto da vida. Às vezes, no meio do caminho, você descobre que aquele curso que você sonhava não tem nada a ver com você. E tudo bem seguir por outro caminho.
A questão é: sempre faça o que faz sentido para você e o que você gosta. Por exemplo, não adianta completar cinco anos do curso de Direito sendo que você não suporta o conservadorismo da área – sim, ela é uma das únicas que ainda exige terno, gravata e salto alto.
Depois de descobrir mais sobre si mesmo, será mais fácil encontrar seu propósito de vida e ser autêntico no trabalho e na vida pessoal. Entender o que está faltando em sua vida o ajudará a aprender sobre si mesmo.
2. Faça um teste vocacional
Se você nunca pensou sobre isso e está com dificuldade de identificar o que mais gosta de fazer, um teste vocacional pode ser uma boa opção. Mas afinal de contas o que é esse teste?
A avaliação vai te ajudar a pontuar seus interesses profissionais. O teste vocacional usa diversos instrumentos para avaliar realização, aptidões e interesses individuais. A informação obtida a partir dos resultados do teste é então usada para facilitar a escolha da direção da carreira.
As entrevistas e avaliações são conduzidas por psicólogos e conselheiros de carreira que vão te ajudar a desenvolver metas e estratégias para você começar sua trajetória profissional fazendo o que gosta.
3. Liste atividades que você tem facilidade de executar
Quando dizemos que alguém tem habilidade com números, estamos querendo falar que aquela pessoa costuma fazer contas com facilidade, de um jeito mais rápido (e menos sofrido) do que é para a maioria.
Na hora de escolher uma carreira, vale a pena levar em conta essas habilidades. São elas que ajudam o profissional a ter facilidade de fazer uma coisa ou outra. Se as suas habilidades combinarem com aquilo que você mais gosta de fazer , você já tem uma direção para a escolha da carreira.
4. Pesquise profissões que têm futuro
Ninguém quer estudar quatro, cinco ou mais alguns outros anos para, no final do curso, descobrir que não tem mercado de trabalho, certo? O melhor é, logo no início, pesquisar quais são as chamadas “profissões do futuro”, ou seja, aquelas que devem ser valorizadas e ter alta demanda nos próximos anos.
Por exemplo, sabia que hoje existe a profissão gamer para quem curte jogar videogame? Ou até mesmo uma área que faz o desenvolvimento dos jogos?
Indo em outra direção, a área de saúde é uma vertente que nunca vai perder seu espaço. Ainda que a tecnologia tenha grande participação no mercado de trabalho, essas são profissões que exigem o olhar humano (bem como carreiras relacionadas a recursos humanos, por exemplo).
Há um mar de possibilidades para você.
5. Faça uma lista com algumas opções de carreira
Depois de descobrir o que você gosta de fazer ou o que você leva jeito para fazer, é hora de criar uma lista das possíveis carreiras que você pode seguir.
Para orientar essa lista, vale a pena pesquisar mais sobre a profissão seguindo essas orientações:
- Leia blogs e livros específicos da profissão e do setor
- Participe de grupos de estudo e/ou participe de palestras de organizações do setor
- Procure pessoas que trabalham na área no LinkedIn
- Faça uma pesquisa de faixas salariais da profissão
6. Mergulhe nas suas pesquisas para escolher a carreira
Escolher a profissão que você vai seguir por alguns bons anos de vida não é um jogo de 7 erros. Você precisa ter dados e argumentos para dizer a si mesmo que está preparado para enfrentar o que vem pela frente.
Talvez, você queira seguir uma profissão que inicialmente não vai trazer muito dinheiro. Ok, sem problemas, desde que você já tenha isso em mente e trabalhe com essa clareza para não se frustrar mais adiante.
Com a lista de possíveis profissões pronta, é hora de mergulhar mais fundo na pesquisa das carreiras. Tente entender os seguintes pontos:
- Como trabalham esses profissionais?
- Quanto eles ganham?
- O que eles estudam?
- Que atividades realizam?
- Quais são os principais desafios da profissão?
- Quem são os profissionais influenciadores da área?
- Como se diferenciar nessa profissão?
Quer uma dica? Use o Vagas.com como fonte de informação. Pesquise as oportunidades relacionadas às carreiras que você está pesquisando e confira quais são as principais atividades e os requisitos das vagas.
7. Converse com pessoas que trabalham na área
Digamos que você pensa em seguir a carreira em tecnologia. Procure alguém que trabalhe nessa área para conversar abertamente sobre o futuro da profissão. Nesse bate-papo, tire todas as suas dúvidas sobre:
- A prática da profissão
- O modelo de trabalho
- Os desafios da área
- A carga de trabalho
- Os prós e contras da profissão
Se você tiver boa abertura com essa pessoa, pergunte ainda sobre como ela imagina a profissão daqui há dez anos e, se ela vê, a curto prazo, uma mudança radical na maneira em que a atividade é exercida.
8. Avalie pontos positivos e negativos de cada carreira
Depois de muita pesquisa, você pode listar pontos positivos e negativos de cada carreira que estiver considerando seguir. Por exemplo, qual é a necessidade do mercado por esse profissional? Ou qual é a média salarial de um profissional no início da carreira?
Neste momento, é bem provável que você já tenha se identificado mais com uma ou outra opção. Seja realista na análise e selecione alguns finalistas.
9. Imagine você mesmo daqui a dez anos
“Como você se imagina daqui a dez anos?”. Essa é uma pergunta típica de entrevista de emprego, sabia?
Na hora de escolher a carreira, no entanto, essa é a resposta que você precisa dar para si mesmo. Você se imagina nessa carreira daqui a dez anos? E o que você pensa está alinhado com os seus planos a longo prazo?
Por exemplo, seu sonho é trabalhar remotamente em uma praia, com horários flexíveis, ou prefere outros modelos de trabalho? No fim das contas, você precisa se perguntar: quais das carreiras da sua lista permitem que seu objetivo seja alcançado?
10. Confira programas de estágio e trainee
Depois de todos esses passos, você está pronto para escolher uma carreira.
Assim que começar a entender melhor a sua profissão, será a hora de você escolher seu primeiro emprego na área. Como fazer isso?
Há uma série de dicas, a primeira é conferir quais são as empresas que estão com os programas de estágios e trainees abertas. Depois, faça a lista das que você mais gostou e verifique qual é a cultura da empresa (como ela se vende para o mercado de trabalho), converse com pessoas que trabalham lá e compare os benefícios!
Depois de pensar em tudo isso, esperamos que este post tenha ajudado a tomar a melhor decisão possível. E, como dissemos ali no início, a escolha da carreira pode e deve ser revista sempre que você achar necessário. Tudo muda o tempo todo – inclusive nós mesmos. Não é? Boa sorte!
Cadastre seu currículo no Vagas.com e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.