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Como fortalecer a sua imagem profissional no trabalho e fora dele?

Aprender a gerenciar sua própria imagem profissional é extremamente importante. Ela tende a projetar seu caráter em todo o local de trabalho

Diferentes clientes, supervisores e colegas podem formar uma imagem profissional de você, individual ou coletiva, com base na percepção de suas atitudes e comportamentos. 

Portanto, para te ajudar a promover uma boa imagem no trabalho e impactar positivamente a impressão que seus colegas têm, neste post, você aprenderá informações e recomendações sobre:

  • Por que sua imagem profissional é importante.
  • Como você pode gerenciar sua imagem profissional através da aparência, estilo de comunicação, comportamento e seu desempenho.

Vamos ainda destacar algumas dicas de Michelle Weiss, product manager na empresa Magalu e especialista em Relações Públicas, e da consultora de imagem Renata Mello. Confira! 

O que é imagem profissional?

A imagem profissional é uma espécie de avatar que as pessoas constroem sobre você a partir de suas atitudes e comportamentos.

Dependendo do que você faz ou deixa de fazer, ou do que você fala ou de quando se cala, a percepção de sua imagem profissional pode ser boa ou ruim. 

“Aprender a gerenciar sua própria imagem profissional é extremamente importante. Ela tende a projetar seu caráter em todo o local de trabalho”, destaca Michelle. 

Como assim? 

Vamos a um exemplo prático do que estamos falando. Digamos que você ficou sabendo que um colega se deu mal em uma apresentação para um cliente. Ele ficou nervoso, esqueceu algumas falas e ainda não conseguiu responder claramente algumas das perguntas. 

Se você ajudar esse colega, dizer que já passou por momentos de pânico semelhantes e dizer que ele vai superar o fato, certamente a imagem profissional que seus companheiros de trabalho projetarão sobre você será positiva.

No entanto, se você apenas espalhar a fofoca de que o colega mandou muito mal na apresentação e de que ele não estava preparado para exercer a função, provavelmente você não passará uma boa imagem aos profissionais com os quais você trabalha.

Quais são os aspectos essenciais da imagem profissional? 

No local de trabalho diversificado de hoje, suas ações e comportamento estão constantemente sob análise coletiva. Ser um profissional em sua área exige muito mais do que apenas fazer um bom trabalho. Portanto, cada detalhe conta. Nesse sentido você precisa ficar atento aos aspectos essenciais da imagem profissional que são:

  • compromisso: uma vez que você se dispôs a cumprir uma tarefa em determinado prazo, não arranje desculpas para não fazê-la ou atrasá-la; 
  • empatia: tente entender como o outro se sente em relação ao trabalho, se seu colega errou, tente entender o motivo e como ajudá-lo;
  • transparência: sempre que tiver problemas pessoais ou percebeu que houve um erro, comunique quem deve receber a informação;
  • confiança: mostre em sua fala e em suas atitudes que você é uma pessoa confiante, que sabe o que está falando;
  • comunicação efetiva: se você é uma pessoa que consegue dialogar com pessoas de todos os aspectos sociais, raciais e gêneros, sem qualquer preconceito, certamente isso ajudará a ter uma imagem profissional positiva. 

Na visão da especialista em Relações Públicas, é necessário trabalhar constantemente para deixar boas impressões e marcas positivas por onde passamos. Portanto, fique sempre atento aos aspectos que mencionamos no seu dia a dia profissional! 

Por que você precisa de uma boa imagem profissional?

Cultivar sua imagem é essencial se você quiser ter sucesso. Você não precisa ser um especialista em marketing para entender que as pessoas respondem ao profissionalismo. Isso gera confiança entre sua empresa e o consumidor. 

Construir confiança é essencial se você deseja construir uma carreira de sucesso. Nenhuma empresa escolherá candidatos que não parecem confiáveis ou permanecerá com profissionais que são tóxicos (com uma imagem ruim). 

Por que arriscar quando existem outras pessoas com uma imagem profissional que parecem muito mais confiáveis, certo?

Por fim, você pode restringir a necessidade de uma imagem profissional aos seguintes pontos:

  • construir mais confiança com seus pares e líderes;
  • criar mais oportunidades de carreira;
  • colocar-se à frente da concorrência;
  • desenvolver um senso de autoridade, sendo referência em sua área

Como ter uma boa imagem profissional? 

Você aprendeu o que é uma imagem profissional e por que ela é importante, certo? Agora, vejamos os principais fatores na construção de sua percepção pública, segundo Michele Weiss. 

Mantenha a aparência impecável 

Tenha “boa” aparência: o “boa” está entre aspas porque isso é muito relativo. Não significa que não possamos colocar uma calça jeans e uma camiseta branca, mas o essencial é não andarmos largados no ambiente de trabalho. Podemos ser pegos de surpresa e muitas vezes esquecemos o quanto nossa aparência conta.

Mensagem: saber a mensagem que você quer passar é sempre essencial. Como você quer ser percebido?

Seja simpático e empático

Você não precisa ser toda hora extrovertido, mas procure sorrir mais e olhar mais nos olhos das pessoas. 

Faça um esforço para ser simpático, mesmo quando seu dia não estiver tão bacana assim. Lembre-se também de se colocar no lugar dos outros antes de demandar, cobrar ou puxar uma briga. Pense em como está sendo o dia daquela pessoa.

Ouça mais 

Fale menos e ouça mais. Pratique a escuta ativa, ou seja, escute atentamente o que as outras pessoas têm a dizer. Faça com que elas se sintam compreendidas e valorizadas.

Invista em conteúdo

Fique por dentro das novidades da sua área, leia notícias, converse com profissionais do segmento, siga influenciadores da área e assim por diante. Não precisa saber tudo, mas é preciso entender o que acontece à sua volta.

Seja educado 

Palavras inapropriadas e falta de educação ao lidar com pessoas são comportamentos que estão sendo monitorados como negativos na maioria das empresas. Portanto, ser educado, sempre agradecendo os outros, pedir por favor e assim por diante, é o básico da boa etiqueta de imagem profissional. 

Mantenha a calma

Quem já não teve aquele dia de cão e saiu xingando e batendo nas coisas? Pois bem, esse tipo de atitude não cabe mais no ambiente corporativo. Não leve problemas da casa para o trabalho e vice e versa, tente manter a calma para não extravasar e passar uma má impressão. 

Além dessas dicas, também deixaremos aqui algumas regrinhas básicas da boa etiqueta corporativa, elaboradas pela consultora de imagem, Renata Mello. Confira! 

Não atenda o celular do colega

O celular do colega está tocando insistentemente. Pode atender? “Não”, diz Renata, categoricamente.  

A atitude aparentemente simpática é desaconselhável. O celular é um aparelho pessoal, que não deve ser atendido por outra pessoa, a não ser que o dono conceda a permissão. 

Abaixe o volume do seu celular

É meio óbvio, mas muita gente acaba desrespeitando essa regra básica de convivência corporativa. O volume do toque do seu aparelho tem de ser baixo, de preferência para só você ouvir, sem incomodar os colegas. 

Não atenda ligações em reuniões

Atender ligações durante uma reunião também não é recomendável. A menos, claro, que seja caso de urgência. 

Mesmo assim, caso tenha de atender algum telefonema urgente, peça desculpas aos colegas e se ausente da sala ou da reunião virtual. 

Tome cuidado ao adicionar colegas nas mídias sociais

As redes sociais também acabam gerando saias justíssimas no trabalho. Com elas, todo cuidado é pouco para preservar sua imagem. Para começar, a dica de Renata é não sair adicionando todo mundo do trabalho. “Em mídias sociais profissionais tudo bem”, diz ela.

Lembre-se de que você está sendo observado

Outro ponto lembrado por Renata, também relacionado ao uso das mídias sociais, é ter o cuidado de não ficar postando, curtindo, ou comentando qualquer coisa em momentos em que você deveria estar trabalhando.  

Não faça comentários negativos sobre o trabalho

Comentários que demonstrem sua insatisfação com o trabalho também devem ser evitados, mesmo que sejam feitos em tom de brincadeira.

Ouça música com moderação

Ouvir música no trabalho pode fazer você render muito, mas também deve ser feito com moderação. O ideal é deixar o volume baixo o suficiente para perceber se alguém falar com você ou chamar o seu nome. 

Sua imagem profissional é um elemento-chave para sua reputação. Faz parte da sua marca pessoal dentro e fora do local de trabalho. Ela reflete sua aparência, comportamento, conduta e sua comunicação. Portanto, deixá-la de lado não é uma alternativa se você quer alçar novos voos profissionais. 

Por isso, coloque em prática os ensinamentos desse post, certamente, você só terá a ganhar com isso! 

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