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Marketing pessoal no trabalho: o que é e como aplicar

Veja como é possível aumentar sua visibilidade profissional e construir uma boa reputação trabalhando seu marketing pessoal no trabalho

Você já parou para pensar no que as pessoas falam sobre você como profissional? A imagem que você está transmitindo tem muito a ver com como você está trabalhando seu marketing pessoal no trabalho. 

Fazer um trabalho de qualidade e saber mostrá-lo aos gestores e ao mercado é de suma importância para seu desenvolvimento profissional.

Como fazer isso? Acompanhe nosso post que você ficará por dentro de dicas de marketing pessoal no mercado de trabalho! 

O que é marketing pessoal no trabalho e como funciona?

Assim como marcas e produtos, profissionais também precisam utilizar estratégias para que sejam vistos da melhor maneira possível em sua jornada profissional. Isso é o marketing pessoal no trabalho.

Uma boa estratégia é útil para os mais variados tipos de profissionais, seja qual for a carreira, área de atuação, nível hierárquico e, até mesmo, para prestadores de serviços autônomos.

Uma imagem bem trabalhada pode trazer mais clientes, ajudar a crescer na empresa ou evoluir na carreira, encontrando melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como construir uma imagem profissional forte e positiva

Qual é a personalidade que você quer ter no trabalho? Não estamos dizendo que você precisa criar uma imagem diferente do que você é, mas sim ter estratégias efetivas para que as pessoas consigam enxergar todo o seu potencial como profissional.

Construir uma imagem profissional forte e positiva leva tempo e exige dedicação. Muitas vezes, estamos tão concentrados fazendo nosso trabalho que não paramos para pensar em quanto isso é importante para nossa carreira. Aumentar a visibilidade profissional, porém, não significa investir em autopromoção ou fazer elogios ao próprio trabalho o tempo todo.

Se você está começando sua jornada profissional, pode encontrar alguma dificuldade em identificar as habilidades e atitudes que quer destacar, por isso criamos algumas dicas de marketing pessoal no trabalho para te ajudar a criar uma boa marca profissional — sem se tornar uma pessoa desagradável. Confira! 

1. Compartilhe seu conhecimento com colegas

Para criar uma boa reputação, você pode trabalhar com seus pares, equipe e superiores contribuindo com seu ponto de vista de especialista em determinado assunto. Ajude quem precisa ser ajudado. Responda às dúvidas. Participe ativamente de reuniões e ofereça soluções. Com o tempo, a ideia é você se tornar uma referência para determinado assunto.

2. Torne-se referência no assunto 

Lembre-se: junta à uma ótima imagem é preciso ter um conteúdo que corresponda às expectativas. Dedique-se a estudar e buscar diferenciais que vão te ajudar a ganhar autoridade no tema que deseja dominar.

Depois disso, vale criar um blog, compartilhar artigos nas redes profissionais, por exemplo, ou fazer seus próprios vídeos é uma boa forma de ganhar visibilidade e se tornar referência em determinado assunto. 

É um trabalho intenso, mas pode gerar resultados. Para saber que assuntos abordar, considere as perguntas que frequentemente as pessoas fazem a você. Essas perguntas dão uma dica de como as pessoas veem suas competências, habilidades e conhecimentos.

Se não tiver tempo para alimentar um canal próprio, existe a possibilidade de contribuir com alguma publicação de vez em quando. Considere a ideia de se oferecer como fonte para jornalistas e produtores de conteúdo em geral, especialmente aqueles que escrevem sobre sua área de atuação. Sabe aquele seu amigo jornalista ou blogueiro? Converse com ele. Mídia espontânea pode surtir um ótimo resultado. 

3. Disponibilize treinamentos na sua empresa

Falar em público pode fazer com que você se torne um influenciador e uma forma de começar esse tipo de atividade é se oferecer para fazer treinamentos dentro da sua própria empresa. Se você tiver insights que sejam úteis ao seu segmento ou se tiver um conhecimento técnico que possa ser compartilhado, compartilhe essa ideia com seu chefe ou o RH. 

No começo, é compreensível que você não se sinta muito à vontade nessa posição, especialmente se você for tímido. Aos poucos, no entanto, você pode pegar o jeito e até gostar. E, se for o caso, quem sabe você até se anima a falar em eventos externos, como seminários e congressos. Já pensou? Seria uma vitamina e tanto para seu marketing pessoal. 

4. Acerte o tom da comunicação

Habilidades interpessoais e de comunicação fazem parte do dia a dia de um profissional que cuida bem do seu marketing pessoal. Isso inclui se relacionar bem com os colegas no ambiente de trabalho e se preocupar com a forma como você se comunica.

Ao falar de você, de suas habilidades e diferenciais, tome cuidado para não exagerar e soar “aparecido” demais. Marketing pessoal usado de maneira incorreta ou exagerada pode jogar contra você e ter um efeito negativo, fazendo com que sua equipe te enxergue como arrogante. Por isso, é bom ficar sempre atento a como as pessoas estão recebendo sua mensagem, ouvir feedbacks ajuda bastante nesse processo.

Identificando suas habilidades e pontos fortes para promover sua carreira

Antes de fazer propaganda do seu trabalho, é importante utilizar ferramentas de autoconhecimento para saber o que você quer comunicar para o mundo profissional. Fazer uma autoavaliação profissional pode te ajudar a listar quais são suas qualidades no trabalho, incluindo itens básicos como trabalho em equipe, ou conhecimentos que você possui, mas ainda não mostrou no seu emprego atual, por exemplo.

Aproveite para traçar metas e objetivos de carreira a longo prazo, isso te ajudará a enxergar quais habilidades você tem hoje e pode destacar para te ajudar a chegar onde deseja como profissional. Ter claros seus diferenciais e objetivos é importantíssimo antes de iniciar um trabalho de promoção profissional.

Os benefícios deste planejamento para sua carreira são vários, mas o principal é que ter uma imagem profissional consolidada te ajudará a crescer no mercado sem ter que “começar do zero” cada vez que mudar de área ou emprego. Afinal, sua reputação já será conhecida na empresa ou no mercado em que atua, e você já estará um passo à frente na sua jornada.

Como usar as mídias sociais e networking para aumentar sua visibilidade

As mídias sociais estão cheias de exemplos de pessoas que trabalham o marketing pessoal. Bem ou mal, todos os dias, milhões de influenciadores digitais estão tentando atrair a atenção do público para sua marca pessoal. 

Não estamos dizendo que você precise fazer todas as dancinhas do momento ou entrar em todas as trends, mas é possível filtrar bons conteúdos e encontrar inspiração para criar seu próprio estilo de se relacionar com o público e criar um marketing pessoal e profissional. Veja algumas dicas:

1. Crie conteúdo relevante

Uma coisa é certa, não dá pra ficar de fora dessa tendência que são as redes. E já que normalmente passamos muito tempo do nosso dia por lá, que tal criar conteúdo relevante sobre sua área de atuação e aproveitar para se relacionar de verdade com o público que te segue. Podem ser amigos da vida real, contatos virtuais ou profissionais, o importante é conseguir transmitir sua mensagem utilizando o poder dessas mídias gratuitas. Já pensou se viraliza?

Quando se trata de redes sociais profissionais, a dica é ir além de colocar seu currículo com formação acadêmica e últimas experiências no mercado de trabalho. Experimente escrever artigos, comentar cases de sucesso e interagir com contatos que possam ser interessantes para sua carreira, trocando ideias e conhecimento.

2. Use as redes sociais para se relacionar

Se escrever artigos autorais ou se tornar um Youtuber, Instagramer ou TikToker não for sua praia, você pode dedicar um tempo para comentar artigos e vídeos de outras pessoas – sempre tentando fazer comentários construtivos, que tenham alguma utilidade. Comunidades especializadas são um bom lugar para começar a melhorar sua reputação e aumentar sua visibilidade.

3. Não misture conteúdo pessoal com profissional

E se a dica é levar a sério a presença digital, outro ponto que merece atenção é: tenha cuidado ao misturar rede social pessoal e profissional. Seja em um processo seletivo ou no seu dia a dia no trabalho, recrutadores e gestores podem estar de olho no que você posta ou faz fora do trabalho. 

E, claro, regra importantíssima: evite comentar assuntos internos da empresa, falar mal de colegas de trabalho ou “desabafar” nas redes, isso sempre pode jogar contra você em algum momento.

4. Invista no networking

Nem só de redes sociais vivem os contatos profissionais. É na vida real que muita coisa ainda acontece quando o assunto é criar uma rede de contatos que podem alavancar sua carreira. 

Procure se relacionar com outros profissionais do seu nicho ou área de atuação, seja em eventos, congressos, feiras ou fóruns. Isso te ajudará a ganhar ainda mais repertório e referências para aprimorar sua atuação profissional e crescer na carreira. É o bom e velho marketing pessoal e profissional offline.

Dicas para se comunicar com eficácia e desenvolver habilidades interpessoais

Quem consegue se comunicar bem no trabalho chama a atenção dos líderes, da equipe e dos colegas, afinal, é sempre fácil entender sua mensagem. Por outro lado, quem tem dificuldades com a comunicação interpessoal acaba perdendo grandes oportunidades, porque se omite ou porque não é bem compreendido. 

Desenvolver alguns soft skills ou competências comportamentais também vão agregar muito para seu marketing pessoal no trabalho. Entre as diversas habilidades comportamentais que precisamos desenvolver como profissionais, destacamos quatro que farão toda diferença para sua imagem profissional: 

A importância do desenvolvimento contínuo e do aprendizado ao longo da vida para sua carreira

Assim como a autoavaliação profissional, o marketing pessoal pode nos ajudar a ter mais parâmetros de como estamos em nossa carreira, sempre comparando com onde queremos chegar. Essas ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento individual e profissional o ajudarão a traçar metas e avaliar se está no caminho correto para alcançá-las.

Você pode criar um plano de marketing pessoal, ou seja, um guia para o futuro que fale detalhadamente de sua personalidade, profissionalismo e diferenciais que você quer destacar na sua imagem profissional. 

Com tudo isso bem claro, será mais fácil identificar onde você precisa focar sua atenção e buscar melhorias, seja estudando algum assunto que ainda não domina, mas gostaria de aprimorar, ou alguma habilidade interpessoal que precisa trabalhar para melhorar a forma como as pessoas te enxergam no mercado de trabalho.

Fica muito mais fácil trilhar o caminho correto quando sabemos exatamente onde queremos chegar, não é? Um profissional atualizado e em busca de melhorias contínuas sempre irá se destacar no mundo do trabalho. Talvez, ao longo da sua trajetória, você perceba que trabalhar seu marketing pessoal e profissional não é um bicho de sete cabeças, acaba se tornando um hábito.
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