Home > Carreira > Primeiro emprego > O que faz um enfermeiro do trabalho e como é o mercado para a área?

O que faz um enfermeiro do trabalho e como é o mercado para a área?

o que faz enfermeiro do trabalho

Se você gosta de cuidar de gente, mas sonha em atuar em grandes empresas — e não necessariamente em hospitais e postos de saúde —, a enfermagem do trabalho pode ser a área ideal para o seu perfil. Confira tudo sobre ela!

Enfermagem do trabalho é uma área que mistura o cuidado com pessoas ao ambiente de empresas, comércios ou instituições de ensino. 

Isso porque este profissional, ainda que tenha formação em Enfermagem, não costuma atuar em clínicas, postos de saúde ou hospitais — que são os locais de trabalho mais comuns para os enfermeiros. 

Outra particularidade do enfermeiro do trabalho é ter conhecimentos específicos de saúde e segurança ocupacional. No seu campo de atuação, ele precisa ser capaz de prestar os primeiros atendimentos em caso de acidente ou mal estar súbito, por exemplo, e também desenvolver planos para reduzir riscos de acidentes no local. 

Ficou curioso para saber mais sobre esta profissão? É só seguir a leitura do post que você vai encontrar tudo o que precisa saber!

O que é Enfermagem do Trabalho? 

Enfermagem do trabalho é a especialização de enfermagem que atua em empresas cuidando da saúde e do bem-estar dos funcionários no ambiente profissional. 

Em geral, esse profissional compõe uma equipe que atua preventivamente para reduzir riscos de acidente e doenças ocupacionais no local de trabalho. 

A equipe também é responsável pela prestação dos primeiros socorros a funcionários que sofrem algum acidente ou que se sentem mal no ambiente de trabalho, por qualquer que seja o motivo. 

Para se tornar um enfermeiro do trabalho, o profissional graduado em enfermagem deve ter registro no Coren e deve cursar uma pós-graduação (lato sensu) nessa área. 

Qual a importância da Enfermagem do Trabalho?

Dependendo do segmento e do porte, uma empresa pode ser obrigada a manter em suas instalações profissionais de saúde e segurança do trabalho que formem a equipe de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O enfermeiro do trabalho faz parte dessa equipe, que, normalmente, é composta também por um médico do trabalho e um técnico de segurança do trabalho. 

Este enfermeiro presta os primeiros atendimentos aos funcionários em caso de acidente ou quando não se sentem bem e precisam de algum auxílio especializado. 

Além disso, o SESMT é responsável pelo desenvolvimento de medidas que garantam preventivamente a segurança, a saúde e o bem estar dos funcionários durante o trabalho. 

Graças a essas medidas muitos acidentes de trabalho podem ser evitados. 

Quais as áreas de atuação da Enfermagem do Trabalho?

A enfermagem do trabalho é uma carreira específica para profissionais formados em Enfermagem com pós-graduação nessa área e registro no Coren (Conselho Regional de Enfermagem). 

Os enfermeiros do trabalho costumam atuar em empresas, escolas, clubes esportivos, entre outras possibilidades. 

Geralmente, fazem parte da equipe do SESMT, que também pode contar com técnicos e auxiliares de enfermagem. 

Em quais empresas o enfermeiro do trabalho pode atuar?

O enfermeiro do trabalho pode atuar em qualquer tipo de empresa. 

Dependendo do seu porte e segmento de atuação, a empresa pode ser obrigada a manter uma equipe de segurança do trabalho, que inclui o enfermeiro do trabalho. Geralmente, esse profissional é presença obrigatória em indústrias e linhas de produção.

Mais recentemente, porém, muitas empresas que não são obrigadas a cumprir essa exigência vêm contratando profissionais de saúde para oferecer um melhor ambiente e mais segurança aos seus funcionários. 

Essa preocupação vem aquecendo o mercado de trabalho para profissionais de saúde laboral, que cada vez têm mais opções de atuação.

Além de empresas, o enfermeiro do trabalho também pode atuar em instituições de ensino, por exemplo. Grandes escolas costumam ter um enfermeiro (algumas vezes, também um médico) para atender funcionários e alunos.

O que o enfermeiro do trabalho faz?

As principais atividades do enfermeiro do trabalho são:

  • prestar atendimento de urgência no ambiente de trabalho quando alguém sofre um acidente ou tem um mal súbito;
  • desenvolver um planejamento para reduzir riscos de acidentes de trabalho;
  • detectar e monitorar situações de perigo;
  • avaliar condições de higiene;
  • instruir trabalhadores em relação a segurança do trabalho, utilização de equipamentos e prevenção de riscos;
  • desenvolver palestras ou material educativo sobre segurança do trabalho, alimentação, saúde mental etc. 

Quais as diferenças entre o enfermeiro do trabalho e o tradicional?

A principal diferença entre o enfermeiro do trabalho e o enfermeiro tradicional é que o primeiro cursou uma pós-graduação para se tornar especialista em enfermagem do trabalho. 

Isso faz com que ele tenha conhecimentos específicos de atendimento a acidentes de trabalho, políticas de saúde do trabalhador, saúde mental e meio ambiente ocupacional, atendimento a doenças ocupacionais, segurança e higiene do trabalho, entre outros. 

Como é o mercado de trabalho da área?

Como dissemos, o mercado para enfermeiros do trabalho é bastante abrangente porque, dependendo da atividade principal da empresa e quantidade de funcionários que ela tem, a presença da equipe de enfermagem do trabalho é obrigatória.   

Entre os segmentos que mais contratam enfermeiros do trabalho estão construção civil e indústria. 

O motivo? Eles fazem parte do grupo em que os trabalhadores estão expostos a maior risco de acidentes e doenças ocupacionais. Resultado: são obrigados por lei (mais especificamente pela NR-4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) a ter SESMT.

Além da obrigatoriedade, como já dissemos, muitas empresas e outras instituições – escolas e clubes, por exemplo – vêm percebendo os benefícios de ter um enfermeiro do trabalho atuando localmente para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, o que também aquece o mercado de trabalho para esse enfermeiro especializado. 

Se você já é enfermeiro, e tem vontade de se especializar na área, não deixe de procurar uma pós-graduação que permita o exercício da profissão. 

E, se você já é enfermeiro do trabalho, e está em busca de novas oportunidades profissionais, confira os mais de mais de 280 anúncios para enfermeiros(as) do trabalho no Vagas.com!