Home > Carreira > Evolução profissional > Guia de recolocação profissional

Guia de recolocação profissional

Entenda como você pode buscar uma recolocação profissional da forma mais eficiente (e menos estressante) possível, incluindo essa atividade na sua rotina e se abrindo para mais possibilidades de trabalho.

recolocação profissional

Se você está em busca de recolocação profissional, é bem provável que esteja lidando diariamente com a pressão e a insegurança de não saber quando o novo emprego vai chegar. Certo? 

No Brasil infelizmente temos um número limitado de vagas, o que faz com que nem todas as pessoas que procuram consigam um emprego. A boa notícia é que você pode – sim – ser uma dessas pessoas. Para isso acontecer, preparamos um guia de recolocação profissional completo com tudo o que você precisa saber. 

Continue conosco e entenda como conseguir um emprego após mudar de área ou lidar com o desligamento!

O que é recolocação profissional?

Recolocação profissional nada mais é do que a busca por um novo emprego. Ou seja, buscar recolocação profissional é encontrar um trabalho quando você está desempregado ou quando está trabalhando, mas não se sente feliz na empresa ou no cargo em que está.  

O termo vale tanto para profissionais que fazem essa busca sozinhos quanto para aqueles que têm o auxílio de uma consultoria de recolocação profissional. 

Por que as pessoas buscam a recolocação profissional?

Vários fatores podem motivar alguém a buscar a recolocação profissional. Em tempos de crise, como nos últimos anos, muitas buscas se deram pelo alto índice de desemprego e também pelas novas relações das pessoas com o trabalho. Muitos começaram a priorizar a qualidade de vida durante o emprego.

Infelizmente, também lidamos com um cenário empregatício desfavorável às mães e não é raro acompanhar notícias de demissões após a gestação e o período de garantia. Isso leva à busca pela recolocação profissional após a maternidade, que também ocorre pelo desejo por empregos que permitam passar mais tempo com os filhos.

Também é possível encontrar pessoas com mais de 40 ou 50 anos buscando a recolocação, seja para mudar de área, ampliar as habilidades ou mesmo para retornar ao mercado de trabalho depois da crise. 

Como se preparar para uma recolocação

Para se preparar para buscar uma recolocação profissional, você precisa primeiramente se atentar ao que acontece ao seu redor e se preparar para sair na frente nos processos seletivos.

Quanto tempo leva para uma recolocação profissional?

É muito difícil prever esse tempo porque depende muito da situação do mercado de trabalho em geral e da área em que você atua. Pode demorar um mês, dois meses, um semestre. Durante a pandemia, por exemplo, muitas pessoas ficaram sem emprego enquanto profissionais de TI e de saúde foram disputadíssimos. 

Para ter uma ideia realista, avalie como anda o seu mercado de trabalho. Quanto mais ele estiver aquecido e contratando pessoas, menos tempo você deve levar para conseguir uma recolocação. 

De qualquer forma, nós torcemos para você se recolocar muito, muito rapidamente! 

Nossa dica? Não desista. Continue acompanhando nossas publicações e não deixe de pesquisar as oportunidades de vagas de emprego divulgadas diariamente no nosso portal.

Quando você menos esperar, estará recolocado e feliz no novo emprego. Estamos na torcida, viu? 10 dicas para a sua recolocação profissional Confira a seguir algumas recomendações para fazer sua recolocação profissional acontecer o mais rápido possível. 

1. Cadastre seu currículo no Vagas.com

Faça seu cadastro de currículo no Vagas.com gratuitamente. Mais de 2 mil empresas utilizam o Vagas para divulgar oportunidades e o fato de ter seu currículo no banco de dados pode facilitar o contato quando a oportunidade surgir. 

Além disso, a plataforma divulga vagas para pessoas em todos os níveis de carreira (do estágio até coordenação) e há oportunidades em quase todo Brasil.

2. Atualize o currículo

É muito importante reservar um tempo para atualizar o currículo com suas últimas experiências, seus cursos e seu objetivo profissional. 

Lembre-se de que o currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo e as empresas dão preferência aos perfis com data de atualização recente

3. Coloque a busca por recolocação na sua rotina

Para começar a procurar emprego, você precisa incluir a busca na sua rotina. Nós costumamos dizer que procurar emprego deve ser encarado como um trabalho. 

Ou seja, você precisa dedicar algumas horas do dia para procurar emprego, analisar as vagas, os requisitos e se candidatar àquelas que têm o seu perfil. Para aprender a estruturar sua busca, confira 6 estratégias para procurar emprego da melhor forma

4. Foque em alguns mercados em alta

Alguns mercados estão em recessão e investir sua energia e seu tempo nesses ramos de atividade pode não trazer resultados concretos. Acompanhe as notícias e foque sua atenção em empresas e segmentos que vêm se destacando mesmo com a crise. 

Supermercados, farmácias, empresas de logística são algumas opções. As áreas de saúde e tecnologia da informação também estão entre as que mais vêm contratando. 

Veja também: Tipos de Profissões: Lista com mais de 40 opções de carreiras para conhecer! 

5. Ajuste sua pretensão salarial 

Ajustar sua pretensão salarial à realidade do mercado é muito importante para conseguir uma recolocação, especialmente em momentos em que o mercado não está aquecido e as empresas têm demitido mais do que têm contratado. 

Pesquise como anda o salário médio para sua função e seu nível de experiência. Vale a pena conversar com colegas da sua área e fazer um levantamento informal. 

Talvez você não consiga ter o mesmo salário que tinha na última empresa em que trabalhou, mas fazer esta adequação de expectativas pode ser uma forma de conseguir recolocação mais rápido. 

6. Pesquise trabalhos temporários

Trabalhar por apenas alguns dias, mas com uma carga elevada de atividades, pode render receita para o pagamento de algumas contas. 

Se a carteira assinada não está fácil, qual o problema em trabalhar por projetos ou aceitar alguns jobs por prazo determinado? Os trabalhos temporários também permitem criar contatos com outros profissionais e empresas.

7. Procure o que gosta

Procure vagas que tenham conexão com sua paixão! Artesanato, eventos, pets, música, bebês ou gastronomia são paixões que podem ser utilizadas em um novo trabalho que, com certeza, vai trazer mais realização e auto-estima.

8. Considere a possibilidade de mudar de carreira

Até a demissão pode ter um lado otimista, sabia? Ela traz a oportunidade de você fazer escolhas e, se for o caso, mudar o rumo da carreira. 

Muitas pessoas são limitadas pelo trabalho que têm ou pela renda que alcançaram e, quando perdem o emprego, acabam se surpreendendo ao perceber que a demissão foi a chave que abriu a porta para novos tempos de trabalho aliado à felicidade.

Se você se identifica com essa situação, talvez seja o caso de considerar a possibilidade de mudar de carreira e (finalmente) poder se dedicar profissionalmente àquilo que você sempre quis. 

Gostou da ideia? Confira nosso post completo: Transição de carreira: dicas essenciais para fazer e se recolocar.

9. Ative sua rede de contatos

Se você procura uma recolocação profissional, seus contatos precisam saber disso. Muitas oportunidades surgem por indicação. Um ex-colega pode estar em uma empresa que procura alguém justamente com o seu perfil. 

Deixe as pessoas saberem o que você faz, qual sua experiência e o que está procurando. Não sabe como começar? Aprenda como fazer networking com 15 dicas práticas. 

10. Faça cursos e atualize seus conhecimentos

Se não está fácil conseguir uma recolocação, talvez seja o caso de atualizar ou reciclar seus conhecimentos. Muitos cursos gratuitos online estão à disposição. 

Entre as vagas que interessam a você, avalie quais requisitos você não cumpre ou poderia cumprir melhor. Busque conhecimento nessas áreas, atualize suas competências. 

Para começar agora mesmo, confira algumas sugestões no nosso post 5 cursos gratuitos online de alto nível para valorizar o currículo.