Home > Carreira > Evolução profissional > 5 tipos de treinamento e desenvolvimento profissional

5 tipos de treinamento e desenvolvimento profissional

Entenda como o treinamento e desenvolvimento podem impulsionar sua carreira. Conheça as tendências em T&D e saiba como escolher o melhor programa para alavancar sua carreira.

Treinamento e desenvolvimento: cursos, workshops e palestras

O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, especialmente em um cenário pós-pandemia, seja do ponto de vista social como tecnológico. E essas atualizações resultam em novos treinamentos e desenvolvimento de pessoas. Assim, para conseguir alcançar uma melhor colocação ou crescer na carreira, cada vez mais é necessário buscar opções de aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais.

Um relatório do Linkedin chamado Workplace Learning (Aprendizagem no local de trabalho) de 2023 apontou que as habilidades necessárias para o trabalho moderno mudaram 25% desde 2015, e espera-se que esse número dobre até 2027. 

Em outras palavras, o profissional precisará se reciclar ou até mesmo se reinventar (mudar de profissão) se quiser se manter no mercado de trabalho. Neste post, explicaremos como fazer isso e quais são os tipos de programas de treinamento disponíveis hoje no mercado. Confira! 

Veja também: O que é autogestão e como implementar na sua rotina?

O que é treinamento e desenvolvimento profissional?

O termo Treinamento e Desenvolvimento (T&D) refere-se ao processo pelo qual os profissionais passam por constantes aprimoramentos. Trata-se de uma reciclagem profissional para adquirir novos conhecimentos ou trabalhar atitudes e comportamentos que preparam as pessoas para assumirem novas funções ou responsabilidades.

Esse processo é tão relevante para profissionais e para as empresas que normalmente as organizações de médio e grande porte possuem áreas dedicadas para treinamentos corporativos.

Mas não se preocupe, caso você não esteja trabalhando em uma empresa que oferece opções de treinamento e desenvolvimento, saiba que você pode buscar por si mesmo alternativas de desenvolvimento de carreira que serão úteis para sua vida profissional. Veja como nos próximos tópicos. 

Como o treinamento e desenvolvimento podem impactar sua carreira?

O mundo do trabalho e o futuro profissional são imprevisíveis. É bem possível que ao longo da sua jornada profissional você passe por uma, duas ou até mais mudanças de rumos. Ao se aprimorar constantemente, treinando e desenvolvendo novas habilidades, você estará pronto para obter sucesso profissional, seja qual for sua carreira ou área de atuação.

Para isso, é importante pensar em habilidades técnicas, mas também no seu desenvolvimento profissional como um todo, incluindo o desenvolvimento de habilidades sociais, como resiliência e pensamento crítico, por exemplo. A seguir, apresentamos algumas opções de treinamento e desenvolvimento disponíveis para qualquer profissional que queira crescer na carreira.

Quais são os tipos de programas de treinamento disponíveis?

Atualmente, não faltam opções de treinamentos corporativos e ferramentas disponíveis para T&D profissional.

Seja qual for o caminho escolhido, é importante pesquisar fontes de informação confiáveis e traçar um plano de desenvolvimento individual que te ajude a identificar quais competências você precisa aprimorar para atingir seus objetivos profissionais a curto e longo prazo. Veja abaixo 5 tipos de treinamento e desenvolvimento profissional.

1. Treinamentos técnicos

Dependendo da sua área de atuação ou objetivo profissional, pode ser que você precise de treinamentos técnicos. Esse tipo de treinamento é baseado em tarefas técnicas ou produtos específicos, e pode ser oferecido pela própria empresa para que os funcionários estejam alinhados sobre uma determinada atividade. 

Também existem opções de treinamentos abertos ao público em escolas técnicas, o que pode ser uma excelente oportunidade de praticar habilidades necessárias para sua carreira, mesmo não estando empregado.

2. Treinamentos em soft skills

Além das competências técnicas, existe uma série de treinamentos focados em habilidades comportamentais, ou soft skills. Nesse segmento, estão incluídos, por exemplo, inteligência emocional, resiliência, criatividade, comunicação e trabalho em equipe.

Cada vez mais, o ambiente corporativo tem buscado profissionais com soft skills e habilidades comportamentais, as quais podem fazer toda a diferença em uma equipe de trabalho para alcançar resultados de forma colaborativa. Essas habilidades são frequentemente chamadas de “power skills” ou “professional life skills”, devido ao seu crescente valor no mercado de trabalho.

3. E-learning e microlearning

A cada dia, aumenta a oferta de cursos à distância, que utilizam ferramentas online para aprendizado. O ensino virtual ou híbrido já dominou as formações universitárias, tecnológicas e técnicas, e também é muito utilizado para aprimoramento de habilidades profissionais. 

Um curso completo e estruturado de e-learning pode incluir conteúdos de palestras pré-gravados e vídeos, textos de apoio, recursos visuais, questionários ou testes de conhecimento, jogos e outros elementos interativos e de simulação de realidade.

O microlearning (ou micro aprendizado) segue o mesmo princípio, mas pode trabalhar o aprendizado de pequenos conteúdos segmentados de acordo com necessidades pontuais. Geralmente, esses conteúdos podem ser acessados ​​sob demanda quando o aluno precisar. As formas mais comuns, nesse caso, incluem também blogs, podcasts, e outros recursos virtuais.

4. Coaching e mentoring

Quando a questão é qual caminho seguir com sua carreira profissional, uma alternativa é contar com um serviço de consultoria especializado.

Neste sentido, existem dois tipos principais. Um deles é o Coaching, um processo orientado de análise e aconselhamento, muito utilizado para quem quer dar uma guinada em sua jornada profissional. É mais procurado por profissionais mais experientes ou em níveis executivos, e se trata de um modelo bem individualizado e personalizado. 

Já o mentoring também tem formato de orientação, mas em geral ocorre entre um funcionário sênior e um júnior, visando crescimento, aprendizado e desenvolvimento de carreira em conjunto.

Um bom mentor pode ajudar o pupilo (como se chama o profissional a ser orientado) a se tornar mais eficiente no trabalho, aprender novas habilidades e tomar decisões mais assertivas para o crescimento de sua carreira.

5. Aprendizado informal e autônomo

Existe um modelo de aprendizagem que foi desenvolvido na década de 1990, pelos professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, do Center for Creative Leadership, na Carolina do Norte (EUA) chamado 70:20:10.

O modelo sugere que 70% do aprendizado ocorre por meio de experiências, 20% vem de interações com outras pessoas e 10% é resultado de treinamento formal. Embora o estudo tenha mais de 30 anos, ainda é muito respeitado nas empresas por profissionais de treinamento e desenvolvimento.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que nem só os cursos formais de capacitação são importantes para a formação profissional. As experiências que você vive em toda a sua vida pessoal também contam na hora de se relacionar com colegas de trabalho ou solucionar problemas corporativos. 

Além disso, você também tem autonomia de combinar métodos de desenvolvimento de carreira e aprimoramento de habilidades. As chances de obter sucesso em modelos híbridos de treinamento podem ser ainda maiores. 

Veja também: Plano de carreira em Y: o que é e como elaborar o seu

Como escolher o melhor programa de treinamento para sua carreira?

A escolha do melhor programa de treinamento e desenvolvimento para sua carreira vai depender do momento profissional em que você se encontra. Se você está empregado no momento, mas quer melhorar seu desempenho, ou está desempregado em busca de uma recolocação, pode ser de grande ajuda fazer uma autoavaliação profissional.

Além de analisar sua personalidade, habilidades e desempenho no trabalho atual, esta ferramenta também te ajudará a pensar no que você espera do seu futuro, quais são os seus objetivos de carreira e que tipo de treinamento profissional pode ser útil para atingir suas metas.

Como alavancar seus conhecimentos após o treinamento?

Sempre que aprendemos algo novo, é importante aplicar na prática o conhecimento para que a gente consiga absorver melhor o conteúdo e se sinta seguro para utilizar em nosso dia a dia.

Para isso, caso esteja trabalhando, converse com seu gestor sobre as novas habilidades que você adquiriu e gostaria de utilizar na empresa, ele pode te indicar novas tarefas ou projetos com que possa colaborar. Dessa forma, você pratica o que aprendeu e ainda pode ter oportunidades de crescer na empresa.

Caso esteja buscando uma recolocação, você pode buscar trabalhos voluntários onde possa realizar tarefas que deseja ganhar mais experiência. Ou, ainda, caso seja aluno de uma instituição de ensino, se informe sobre empresas júnior ou formas de praticar suas habilidades com um grupo de estudantes com interesses em comum. Tudo isso pode contar como experiência para incrementar seu currículo.

Quais são as principais tendências em T&D

Conheça algumas práticas em Treinamento & Desenvolvimento muito utilizadas atualmente, que podem ser consideradas tendência para este e os próximos anos. Algumas não são novidade e já estão bem consolidadas, outras estão começando a ganhar força nas empresas, então é bom ficar de olho.

Aprendizado digital 

Não é de hoje que o digital vem tomando conta da área educacional, com cada vez mais cursos e formações online e virtuais. A cada dia, a tecnologia evolui e surgem novas ferramentas para que os processos de aprendizado e desenvolvimento se tornem mais eficientes, seja dentro das empresas ou para o desenvolvimento profissional independente. Muitos cursos são pagos, mas existem diversos gratuitos também. 

Abuse das redes sociais, assista a vídeos, participe de grupos de estudo e busque fontes de informação confiáveis para investir em seu desenvolvimento pessoal. Em nosso blog, damos algumas dicas de cursos de treinamento e desenvolvimento gratuitos para você investir seu tempo, e que certamente vão trazer ótimos resultados para sua carreira.

Treinamentos em Realidade Virtual 

Muitas empresas estão utilizando a realidade virtual para realizar treinamentos, especialmente para simular situações reais do dia a dia no trabalho e que podem ser representadas no mundo virtual. A tecnologia também permite reunir em um mesmo ambiente profissionais de diferentes localizações. Certamente essa é uma tendência em crescimento no mercado de trabalho, e quem tiver familiaridade com as ferramentas pode se destacar.

Inteligência artificial para treinamento e desenvolvimento

As ferramentas de inteligência artificial estão crescendo em todo o mundo, e o mercado de treinamentos corporativos não poderia ficar de fora dessa tendência. Chatbots, robôs ou ferramentas de automação também podem ser utilizadas para capacitação profissional e muitas empresas vêm investindo nisso. Se informar sobre o assunto pode ser um diferencial para sua carreira.

Saúde mental também em pauta 

As empresas estão sempre preocupadas em promover maior engajamento, motivação e produtividade entre suas equipes, mas com o aumento da conscientização sobre saúde mental, é importante garantir que esses estímulos não afetem negativamente o bem-estar dos profissionais e a satisfação deles com o trabalho.

Com isso, a tendência é cuidar também do lado psicológico nos programas de Treinamento & Desenvolvimento, o que sem dúvida será benéfico para os funcionários e para as organizações a longo prazo.

Agora que você já aprendeu mais sobre a importância do treinamento e desenvolvimento e o impacto que eles podem ter na sua carreira profissional, é hora de avaliar quais programas de capacitação se encaixam no seu perfil e atendem às suas necessidades nesse momento.Conte com o Vagas.com para traçar seu plano de desenvolvimento de carreira e buscar novas oportunidades de trabalho. Cadastre agora mesmo seu currículo gratuitamente.