Home > Carreira > Evolução profissional > 5 dicas para lidar com a insegurança no emprego

5 dicas para lidar com a insegurança no emprego

Veja como evitar que o sentimento de insegurança atrapalhe sua produtividade

mulher negra de olhos fechados e sorrindo

Quem é que não sente calafrios quando ouve noticiário sobre crise, demissões e número de desempregados no Brasil?

Em períodos como este, é realmente difícil evitar que a insegurança no emprego fique perturbando a sua mente e emperrando o andamento dos seus planos profissionais e financeiros.

“Essa preocupação está potencializada e afeta a todos, sem distinção”, afirma Jair Moggi, consultor, fundador e sócio da Adigo Desenvolvimento Empresarial e Familiar.

Quer saber como minimizar os efeitos dessa situação sobre a sua produtividade e o seu sono? Confira as dicas do especialista.

Aprenda a lidar com a insegurança no emprego

1. Não pare de aprender

Uma forma de lidar com a insegurança no emprego é não parar de buscar novos conhecimentos técnicos e novas competências.

Invista em cursos ligados à sua área, leia sobre o mercado em que atua, desenvolva competências profissionais que você sabe que são importantes mas ainda não foi atrás.

Manter-se ativo é uma forma de estar preparado para qualquer coisa que venha a acontecer.

2. Avalie sua rede de contatos

Se, por acaso, acontecer de fato o pior é você ficar desempregado, com quem poderá contar para conseguir uma recolocação? Essa pergunta é chave para colocar o networking em dia – novamente antes que o pior aconteça. Saiba como fazer networking.

Isso porque, se você esperar que a má notícia chegue para só então correr atrás das pessoas que podem ajudar, é possível que elas o vejam como alguém que só aparece quando precisa de alguma coisa, rótulo que não faz bem para a imagem de ninguém.

“A vida é relacionamento, as melhores oportunidades surgem de indicações”, diz ele.

3. Identifique seus pontos fortes e fracos

Segundo o especialista, é necessário pensar não só nas suas melhores habilidades, mas também naquelas que você ainda precisa desenvolver. “Pense nisso sem fantasiar, de forma objetiva”, diz ele.

4. Mantenha contato

Outro ponto importante, inclusive neste momento de distanciamento social, é manter contato com colegas de trabalho, mesmo que a distância. Não deixe a proximidade que vocês tinham desaparecer com a distância física.

Crie o hábito de perguntar como eles estão e até de combinar um happy hour por hangouts enquanto esta situação permanecer.

5. Entenda que existe vida após uma demissão

Segundo Moggi, nem sempre uma demissão ou um período de desemprego trazem apenas coisas ruins para a nossa vida. “Muitas vezes é nessa hora que a gente descobre que pode empreender alguma coisa ou realizar um sonho que sempre estava esperando pelo momento certo”, afirma.

“Sempre que uma porta se fecha, alguma janela se abre em algum lugar”, diz ele. E você duvida?

Gostou do conteúdo? Separamos outro post que você pode se interessar: Procrastinação na pandemia: como evitar.


Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.