Todos temos pontos fortes e fracos e precisamos trabalhá-los em um ambiente favorável ou hostil, certo? Mas como identificar e pontuar essas questões? Eis aí a principal função de uma análise SWOT pessoal: ajudar a identificar suas forças e fraquezas, alinhando-as com oportunidades de carreira.
A matriz SWOT é uma ótima ferramenta para te ajudar a delinear seus medos, anseios e vitórias pessoais para seu crescimento profissional.
Fique aqui conosco que vamos te explicar como fazer a análise SWOT pessoal e de que forma você poderá usá-la para o desenvolvimento da sua carreira. Confira!
Neste artigo você verá:
O que é a análise SWOT pessoal e como ela funciona?
A análise SWOT pessoal é um método para avaliar os seus pontos fortes e fracos. SWOT é um acrônimo (junção do começo das palavras) do inglês para força (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Em português foi traduzida para Matriz FOFA.
- Forças: as características que lhe dão uma vantagem sobre os outros;
- Fraquezas: as características que são uma desvantagem em relação aos outros;
- Oportunidades: o que pode ser usado para você obter uma vantagem;
- Ameaças: os obstáculos que impedem o crescimento da sua carreira.
Como podemos ver, diferentemente de uma análise SWOT de negócios, que se concentra principalmente em produtos e serviços, uma matriz FOFA pessoal se concentra no indivíduo.
O objetivo não é apenas listar os pontos de fraquezas, forças, oportunidades e ameaças, mas ter uma visão geral do que pode ser feito para melhorar seu crescimento pessoal e profissional.
Como fazer uma análise SWOT pessoal?
O ponto inicial para fazer uma análise SWOT pessoal é autoconhecimento. Você precisará saber quais são seus pontos fortes e fracos, as oportunidades que pode usar a seu favor e as ameaças que te impedem de seguir adiante.
Sabemos que o autoconhecimento é um caminho tortuoso, mas saiba que você não precisa fazer essa jornada sozinho. Peça às pessoas que convivem com você, seja no ambiente de trabalho ou em ambientes familiares e de descontração, que descrevam seus pontos fortes e fracos e juntos vocês poderão encontrar também as oportunidades e ameaças.
De que forma? Abaixo, listamos algumas perguntas que podem ajudar.
Forças (Strengths)
- Quais são minhas maiores qualidades e talentos no mercado de trabalho e fora dele?
- No que eu sou bom, em que me destaco?
- Quais são minhas principais características que me ajudam a crescer?
- Qual é o meu diferencial tanto do ponto de vista de conhecimento técnico como comportamental?
- Quais conquistas profissionais e pessoais eu posso listar?
Fraquezas (Weaknesses)
- Quais são os comportamentos que brecam meu crescimento?
- Quais comportamentos e pensamentos sabotam meu sucesso?
- Quais são os meus medos que não me deixam seguir adiante?
- O que faz com que eu me sinta desconfortável?
- Quais os sentimentos que me congelam?
Oportunidades (Opportunities)
- Dentro da minha organização que hoje atuo, há espaço para atingir meu objetivo profissional?
- Será que a minha empresa deseja investir na minha formação profissional?
- Devo continuar como empregado ou devo investir no empreendedorismo para chegar ao meu objetivo profissional?
- Conheço pessoas dispostas a me indicar para oportunidades de emprego mais ambiciosas?
Ameaças (Threats)
- Como me comporto em momentos de estresse: perco o rumo ou tento me acalmar e acalmar o meu time?
- Consigo fazer autogestão do meu tempo e minhas tarefas?
- Sou aberto e disposto a novos conhecimentos?
- Como me comporto quando alguém resolve mudar a minha rotina de trabalho? Fico nervoso ou tento entender o contexto da mudança?
Feito isso, agora é hora de conectar esse seu levantamento com seu desenvolvimento pessoal. No tópico a seguir vamos te explicar como.
Como utilizar a análise SWOT pessoal para elaborar um plano de carreira?
Para usar o SWOT no planejamento de carreira e na tomada de decisões, comece definindo seu objetivo. Anote-o para manter-se focado.
Por exemplo, talvez você esteja interessado em encontrar um novo emprego, considerando treinamento/educação adicional para avançar em sua carreira ou contemplando uma mudança de carreira.
Uma vez que seu objetivo esteja claramente definido, você pode usar a planilha abaixo como um guia ao longo de sua análise SWOT.
Defina seus desafios SWOT
Faça um diagrama em quatro seções. Em seguida, usando todas as informações que você reuniu, comece a escrever seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Analise os fatores
Observe e analise tudo que você escreveu nos quadrantes acima. Lembrando que você terá de conectar essas informações a situação profissional que você se encontra hoje e onde você quer chegar no futuro, o chamado plano de desenvolvimento pessoal ou PDI, combinado?
Faça um plano de ação
O próximo passo é fazer um plano de ação para melhorar seus pontos fracos e ressaltar seus pontos positivos, conectando às oportunidades e às ameaças. Como fazer isso?
Primeiro, você precisa entender qual é o seu objetivo profissional. Digamos que hoje você é analista financeiro, mas quer se tornar gerente financeiro em 2 anos. Dentro do seu PDI, você precisará saber quais são as qualificações que você tem ou precisa ainda obter para chegar à gerência. Feito isso basta conectar à sua matriz SWOT e responder os seguintes questionamentos?
- Quanto tempo levo para adquirir a competência X?
- Qual é o plano para obter a habilidade X?
- Quais oportunidades posso usar a meu favor?
- Quais são as barreiras para eu adquirir a competência X?
Com as respostas às perguntas acima é possível ingressar em cursos, treinamentos e até buscar ajuda de psicólogos para mudar comportamentos ou buscar novas competências.
A importância do autoconhecimento para a análise SWOT pessoal?
Como já destacamos no tópico anterior, é de extrema importância o autoconhecimento. Aliás, esse é o primeiro passo para montar sua matriz SWOT pessoal. Não há como montar sua análise FOFA sem saber onde você está pisando e com quem (ego e alter ego) está lidando.
É isso mesmo, você precisará se autocompreender para tomar ações rumo ao seu plano de desenvolvimento pessoal que está conectado à matriz SWOT. Quer um exemplo?
Digamos que você sonha em ser um cantor. Você manda muito bem nas aulas de canto e também tem conhecimento de alguns instrumentos musicais, mas o problema é seu medo de subir no palco e falar com a multidão. Por meio do autoconhecimento, você conhecerá seus gatilhos mentais para atacar essa fraqueza, por exemplo.
Estratégias para lidar com as fraquezas identificadas na análise SWOT pessoal
Sabendo das suas fraquezas fica mais fácil de criar estratégias para lidar com elas, certo? Pois bem, voltamos aqui a enfatizar a importância do autoconhecimento, não adianta nada colocar na sua Matriz SWOT fraquezas que não são bem lá pontos fracos, é preciso ser honesto com você mesmo, certo?
Dito isso, uma vez que você já sabe suas vulnerabilidades e possíveis ameaças, é hora de trabalhar em um plano para vencê-las ou atenuá-las. Vamos nessa?
Registre o seu progresso
Uma das melhores maneiras de saber como você está lidando com suas fraquezas e ameaças é fazer um registro diário (ou semanal) sobre os seus sentimentos.
Escreva sobre suas vitórias e medos, erros e conquistas, valores, prazeres, culpas, sonhos e tudo em que puder pensar. Tais perguntas podem te ajudar com a redação desses registros:
- Quando me sinto fraco?
- Quando me sinto forte?
- O que eu tenho feito para melhorar meus pontos fracos?
- Qual é a parte mais fraca da minha personalidade?
- Como defino uma pessoa que é forte?
Avalie suas fraquezas
Será que a fraqueza que você considera não é, na verdade, um ponto positivo? Isso mesmo, pode até parecer um contrassenso, mas às vezes, formamos coisas na nossa cabeça que não necessariamente são verdades absolutas.
A melhor maneira de fazer isso é entender a percepção dos outros sobre você. Converse com amigos, colegas de trabalho, lideranças, e psicóloga, sobre os pontos que você considera uma fraqueza. E juntos avaliem se as suas supostas fraquezas de fato te atrapalham a alcançar novos projetos na carreira, ou se podem ser usadas, inclusive a seu favor.
Exiba suas fraquezas
Não adianta tapar o sol com a peneira, uma hora ou outra sua fraqueza será exposta. Portanto, a dica é falar abertamente sobre seus pontos negativos.
Por exemplo, se em uma entrevista de emprego surgir alguma pergunta delicada que envolva habilidades que você não tem, seja sincero e fale que você sabe que esse é um ponto fraco seu, mas que você está o desenvolvendo.
Como utilizar os pontos fortes identificados na análise SWOT pessoal para se destacar no mercado de trabalho?
Neste mundo competitivo de talentos, destacar-se de forma única é realmente uma tarefa árdua. Nesse sentido, destacar o conjunto de qualidades e pontos fortes identificados na análise SWOT ajuda você a adquirir confiança e também facilita que você se destaque dos outros.
Mas como fazer isso? Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a alavancar seus pontos fortes no local de trabalho:
- Concentre-se em você: comparar-se com os outros pode não ser uma maneira eficaz de identificar e utilizar seus pontos fortes. Em vez disso, confie em sua própria autorreflexão para determinar como você pode aplicar melhor seus dons e talentos únicos;
- Pense em hard e soft skills: ao determinar seus pontos fortes, lembre-se de que as competências técnicas são tão importantes quanto as competências comportamentais. Identifique uma mistura de ambos ao analisar suas habilidades;
- Alie-se a pessoas com pontos distintos dos seus: cerque-se de pessoas que possuem pontos fortes diferentes dos seus. Isso é especialmente importante para lembrar se você estiver encarregado de liderar uma equipe;
- Defina seus valores fundamentais: refletir sobre suas crenças profundas o ajudará a descobrir a base que você pode usar para desenvolver seus pontos fortes.
Ao ter clareza, seja em um papel ou na tela de um computador, da sua matriz SWOT, fica mais fácil de compreender quais pontos você terá de cumprir na jornada rumo ao seu objetivo de carreira.
Por isso, recomendamos fortemente que você siga as dicas aqui apresentadas e consiga lidar com pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças rumo ao seu sucesso profissional!
Cadastre seu currículo no Vagas.com e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.