A corrida para entrar no mercado de trabalho tem ficado cada vez mais acirrada, e, para conseguir uma boa vaga, atualmente não basta apenas criar um currículo atrativo; é preciso entender como se destacar em um processo seletivo.
Isso significa se preparar para a entrevista de emprego, saber lidar com as dinâmicas de grupo e trabalhar a inteligência emocional para evitar a ansiedade durante a seletiva.
Nem sempre é fácil, mas, com as 7 técnicas ensinadas neste artigo, você ficará mais perto do tão sonhado “sim” para a vaga que tanto espera. Confira abaixo como se sair bem e ter sucesso na sua carreira.
Neste artigo você verá:
Como se destacar em um processo seletivo?
Para se sair bem em um processo de seleção de uma vaga, é necessário trabalhar as habilidades comportamentais, a parte técnica e até mesmo o marketing pessoal; afinal, desde o momento em que se apresenta, você começa a ser avaliado. E, para se sair bem em todas as situações, a dica é seguir essas sete recomendações abaixo. Veja.
1. Otimize seu currículo para as IA
Uma das dicas mais importantes é criar um currículo que esteja organizado, conciso e otimizado para ser lido pela inteligência artificial. Isso porque boa parte das companhias tem investido em IAs para agilizar a fase de triagem dos candidatos. São essas soluções que “leem” os currículos.
Por isso, é relevante colocar as palavras-chave adequadas, prestar atenção na legibilidade (sempre deixar o texto alinhado à esquerda), evitar textos longos e não deixar passar nenhum erro gramatical.
2. Estude sobre a vaga e a empresa
Sempre estude sobre a empresa à qual está se candidatando, especialmente para se preparar para as fases de entrevistas.
Pesquise o site da marca, entenda qual o tom de voz ela usa — se é mais formal ou descontraído — como é a cultura interna, qual o escopo da posição, quais são as suas habilidades que têm mais fitt, etc.
Quanto mais preparado você estiver, menores são as chances de dar “aquele branco” ou demonstrar falta de conhecimento.
3. Demonstre interesse pela empresa
Ainda falando em como se destacar em um processo seletivo, outra estratégia que pode ajudar é fazer perguntas para o recrutador. Isso mostra que você está, de fato, interessado em saber como é trabalhar naquele lugar e se importa com os valores da organização.
Aproveite esse momento para tirar dúvidas, especialmente sobre o cargo e a sua demanda de trabalho. Deste modo, você também evita surpresas desagradáveis, como ser contratado e se decepcionar com a posição.
4. Não minta para os recrutadores
Um dos maiores erros que se pode cometer é mentir, seja no currículo ou na entrevista. Além de não conseguir ser aprovado, o candidato ainda passa uma má impressão e pode ser desconsiderado em seleções futuras.
Por essa razão, não coloque ou fale de experiências que você não viveu. Ao invés disso, seja sincero e mostre que está se aperfeiçoando. Prefira dizer, por exemplo, “estou estudando inglês para melhorar minha proficiência”, do que mentir que é fluente no idioma.
5. Destaque seus pontos fortes
Em relação aos seus pontos fortes, saber reconhecê-los será fundamental para se destacar. Uma boa dica é fazer uma lista contendo todas as suas competências técnicas (cursos extras, trabalhos voluntários, aptidão para usar determinadas plataformas, entre outras) e interpessoais.
Você é uma pessoa organizada? Gosta de trabalhar em equipe? Então aproveite todas as suas qualidades no momento da preparação.
6. Prepare-se para as entrevistas
Por falar em preparação, quem quer ser bem-sucedido deve dedicar tempo para estudar para as entrevistas. Isso implica aprender sobre a empresa, treinar a oratória e também o idioma, caso as perguntas sejam feitas em inglês, espanhol ou outra língua.
Para não ser pego de surpresa, relembre todos os feitos da sua carreira e treine mentalmente para algumas perguntas mais comuns. Por exemplo: “como você pode contribuir para a nossa equipe?” Toda essa preparação, certamente te dará mais confiança e calma.
7. Seja pontual
Por último, mas não menos importante: não se atrase. Lembre-se de que, além de você, há outras pessoas participando do processo (sejam elas recrutadores ou candidatos). Chegue sempre no horário combinado ou avise caso precise entrar mais tarde e/ou desmarcar. Isso mostra respeito pelos demais e comprometimento.
Saiba mais: Como passar pela inteligência artificial em processos seletivos
Quais as principais etapas do processo seletivo?
Os processos seletivos variam conforme a vaga, podendo incluir mais de um teste técnico ou comportamental. Entretanto, a maioria das seletivas seguem estas etapas:
- Aplicação para vaga: nesta etapa você envia currículo ou se aplica por meio de alguma plataforma, como a Vagas.com, por exemplo.
- Realização de testes: podem ser comportamental, psicotécnicos ou técnicos, feitos online ou presencial.
- Entrevista com a área de recursos humanos: é geralmente a primeira entrevista do candidato.
- Entrevista técnica: é feita com os gestores ou outros colegas de equipe que trabalham na mesma função irá ocupar.
- Proposta final: caso seja aprovado, você recebe a proposta de trabalho do time de recursos humanos.
É importante ressaltar que, em algumas situações, a ordem das fases pode variar e os testes podem ser solicitados após a entrevista técnica. Embora o ideal seja que não haja um intervalo longo entre as fases, isso pode depender de cada empresa.
Como fazer um processo seletivo assertivo?
Além das dicas citadas acima, para otimizar ainda mais os seus resultados, fique atento a alguns detalhes:
- Não perca os prazos: não envie testes ou outros documentos atrasados. Isso pode prejudicar a sua imagem perante à empresa contratante.
- Vista-se corretamente: escolha roupas adequadas para o ambiente corporativo, mesmo que a entrevista seja feita online.
- Comunique-se bem: seja claro, objetivo e conciso em suas respostas. Evite gírias e vícios de linguagem, e mantenha uma boa postura.
- Entenda o feedback pós-entrevista: algumas empresas enviam devolutivas sinceras e adequadas para os candidatos. Neste caso, leia com atenção e procure entender o que pode ser melhorado e quais foram seus pontos fortes e fracos.
- Evite frustrações: nem sempre é fácil não se frustrar, mas, para evitar esse sentimento, evite se candidatar a vagas que não tenham a ver com o seu perfil. Ao invés disso, escolha aquelas com mais chances de ganhar o tão sonhado “sim”.
Quais erros podem atrapalhar o processo seletivo?
Muitos erros podem eliminar um candidato, mas o principal deles é, certamente, não demonstrar interesse pela empresa ou pela vaga.
Ouvir com desatenção e não se mostrar proativo demonstram que aquela pessoa não é a mais indicada para preencher a posição em aberto, mesmo que seja a mais qualificada tecnicamente.
Além de considerar as habilidades específicas, o time de recursos humanos costuma considerar o fit cultural, ou seja, as chances daquele candidato se dar bem com o restante da equipe e com a rotina da organização.
É comum se sentir perdido e não saber como se destacar em um processo seletivo. Nem sempre é fácil se preparar, encontrar as respostas corretas para as perguntas dos recrutadores ou se sair bem nos testes.
Além de cansativas, esse período pode ser desgastante emocionalmente. Por isso, é fundamental se preparar bem para cada etapa. Cadastre seu currículo no Vagas.com e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.