Home > Carreira > Qualidade de vida > 11 dicas para Home Office que transformarão sua rotina de trabalho

11 dicas para Home Office que transformarão sua rotina de trabalho

Quem deseja trabalhar de casa precisa ficar atento a algumas dicas para home office. A principal delas é saber se organizar e criar uma rotina que seja eficaz e que traga equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Profissional mulher feliz trabalhando em home office.

por Gabriel Porto*

Com o desenvolvimento da internet, o home office passou a ser uma alternativa para algumas empresas e funcionários. Isso porque, trabalhar em casa, além de trazer mais conforto para o colaborador, ainda permite que ele gaste menos tempo com deslocamento.

Por outro lado, a empresa diminui as despesas mensais, como luz, internet e água, e pode até investir em sedes menores, gastando menos com o aluguel. Essas vantagens, no entanto, contrastam com alguns pontos de atenção. Para ter produtividade no trabalho remoto, por exemplo, é preciso ter organização e disciplina.

Se você ainda está em dúvida se esse modelo é ou não o mais indicado para você, continue a leitura, pois daremos dicas para o home office e mostrar como transformar sua rotina em casa em algo mais eficiente e prazeroso.

Como funciona o Home Office?

O home office funciona de maneira simples. Os funcionários trabalham em casa, usando seus aparelhos eletrônicos ou aqueles cedidos pela empresa e, quando necessário, se reúnem virtualmente por meio de ferramentas para trabalho remoto.

Se estiverem no modelo CLT, continuarão cumprindo a carga horária estabelecida pela empresa, assim como acontece no modelo presencial. De modo geral, o custo com luz e internet fica por conta dos próprios colaboradores; no entanto, há companhias que oferecem um auxílio financeiro.

Também é importante lembrar que, embora pareçam ter o mesmo significado, trabalho remoto e home office são coisas diferentes. A principal discrepância é que o home office se refere às tarefas feitas em casa, enquanto, no modelo remoto, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Apesar disso, com o passar do tempo — e especialmente após a pandemia — os termos foram sendo usados como sinônimos. 

Por isso, embora seja importante entender como funciona cada um, neste artigo usaremos ambas as expressões para falar da mesma coisa: demandas que podem ser feitas da sua casa ou de qualquer lugar que você preferir, como coworkings, casa da avó, etc.

Quais as vantagens e desvantagens do Home Office?

Como você viu, este tipo de regime permite que o trabalhador tenha mais qualidade de vida, à medida que gasta menos tempo no transporte e consegue ter uma rotina com mais tranquilidade.

Uma pessoa que começa suas obrigações às 9h da manhã, por exemplo, pode acordar às 8h30, sem preocupações com o clima ou se vai conseguir entrar no ônibus cheio. Essa flexibilidade de horários também permite que os colaboradores tenham mais tempo para atividades extras, como academia, aulas de idioma, entre outras.

Por outro lado, o ambiente de trabalho em casa favorece distrações. Seja uma conversa com um familiar, uma brincadeira com o pet ou até mesmo aquela vontade de ligar a TV e assistir a um filme, tudo isso pode influenciar e aumentar a procrastinação.

Veja mais: 10 principais vantagens e desvantagens do home office

11 dicas para Home Office

Para criar uma autogestão na rotina de trabalho, é preciso lembrar que, independentemente de onde esteja sendo realizado, as tarefas continuam as mesmas. Isso quer dizer que é fundamental manter o compromisso e a responsabilidade com as suas obrigações, seja no ambiente virtual ou no modelo presencial. 

Com isso em mente, veja 11 dicas para ajudá-lo a se concentrar nas suas funções e tornar seu dia a dia mais agradável.

1. Crie um ambiente adequado

Se possível, crie um espaço exclusivo para seu escritório, investindo em boa iluminação, além de móveis como mesas e cadeiras de qualidade, essenciais para a ergonomia e o bem-estar. 

Caso não seja viável dedicar um ambiente específico para isso, reserve um cantinho da sua casa. Separar fisicamente os espaços ajuda a evitar a mistura entre a vida pessoal e profissional, permitindo que, ao concluir suas tarefas, você sinta que está “deixando o trabalho” e podendo aproveitar a casa em tranquilidade.

2. Mantenha o local organizado

Para melhorar ainda mais o ambiente, mantenha tudo organizado e limpo, arrumando os móveis, guardando o que não for usar e evitando acumular itens desnecessários na mesa.

3. Estabeleça uma rotina

Essa é uma das dicas para home office mais importantes! Estabelecer horários claros para iniciar e concluir as tarefas contribui para a saúde mental, pois permite cumprir as obrigações enquanto reserva tempo para lazer e descanso. 

Evite, portanto, fazer horas extras desnecessárias, faça pausas frequentes para relaxar corpo e mente, não pule as refeições e alongue-se sempre que possível. 

4. Crie uma lista de tarefas

Como estamos falamos em rotina, criar uma lista de demandas a serem cumpridas favorece a organização diária e mensal. Ao fazer isso, fica mais fácil identificar quais as atividades mais urgentes e quais podem ser cumpridas com menos pressa. 

5. Cuide da sua saúde

Além de cuidar da saúde mental, manter o corpo são também facilita o dia a dia. Afinal, trabalhar doente nunca é uma boa escolha. Para isso, pratique exercícios regularmente, especialmente para a coluna e o quadril, consulte o médico com frequência, faça exames e preste atenção aos sinais do seu corpo. 

Se perceber que a visão está comprometida ou sentir dores de cabeça frequentes, procure um oftalmologista. Se suas mãos doem de tanto digitar, alongue-se e faça exercícios regularmente, além de buscar orientação médica sempre que necessário.

6. Vista-se adequadamente

Mesmo em casa, vestir-se adequadamente ajuda a entrar no modo profissional e causa uma boa impressão nos colegas durante as reuniões online.

7. Mantenha-se motivado

Manter o foco e a motivação no trabalho é um desafio constante. Para isso, é importante estabelecer metas alcançáveis, celebrar tanto as conquistas individuais quanto as do time, e definir objetivos de aprendizado.

8. Comunique-se de forma eficaz

O teletrabalho implica em algumas dificuldades de comunicação. Para driblar isso com sabedoria, é importante aprender a usar o e-mail e outras ferramentas como Slack, WhatsApp, Workchat, entre outras.

Lembre-se que não é indicado enviar mensagens corporativas fora do horário do expediente. Também é importante tentar ser o mais claro e conciso para evitar mal entendidos.

9. Mantenha seu time atualizado

Quando se trabalha à distância, é preciso manter a equipe informada sobre sua rotina. Por exemplo, se precisar sair para uma consulta médica, avise com antecedência, para que todos saibam que não estará disponível naquele horário.

Além disso, realize reuniões diárias, semanais ou mensais para garantir que todos estejam alinhados com os projetos e que a produtividade seja mantida durante o home office.

10. Utilize ferramentas digitais

Use ferramentas que podem auxiliar nas demandas diárias, como plataformas de videoconferência, gerenciadores de tarefas, etc.

11. Dê feedbacks

O home office nem sempre é ideal para todos. Se não estiver funcionando para você, dê feedbacks à sua liderança. Juntos, é possível encontrar outra forma de administrar o tempo e dinâmicas.

Quais as melhores ferramentas de trabalho remoto?

Já deu para perceber que para tornar o trabalho remoto ainda mais produtivo e eficiente, a dica é investir em ferramentas que auxiliem na automatização de tarefas e na comunicação. Além das já citadas, outras que podem ser úteis são:

  • Google Drive, Dropbox ou OneDrive: para armazenamentos de arquivos;
  • Trello, Asana ou Monday.com: para gerenciamento de demandas;
  • RescueTime, Toggl ou Focus@Will: para gestão de tempo.

Veja mais: 15 Ferramentas e aplicativos para trabalhar: do primeiro emprego à melhora na produtividade e entregas

O que não fazer no home office?

Um dos principais erros de quem adota esse regime é a procrastinação. Para evitá-la, evite trabalhar assistindo à televisão ou em ambientes com muito barulho. Também é importante não se envolver em tarefas desnecessárias que consomem tempo da equipe e trazem poucos resultados.

Se houver dificuldades de comunicação com um colega ou gestor, agende uma reunião. O diálogo virtual pode ser mais eficaz do que mensagens de texto, quando a entonação é difícil de perceber.

Agora que você conhece as melhores práticas para trabalhar em casa, fica mais fácil criar um ambiente aconchegante e definir metas para cumprir suas tarefas sem se sobrecarregar ou procrastinar. 

Para encontrar a vaga ideal, cadastre ou atualize suas informações no Vagas.com, onde você encontra as melhores oportunidades e dicas de carreira, como otimizar seu currículo para IA e se destacar nos processos seletivos.

*Gabriel Porto é fundador da Know-How, uma startup de cursos online com treinamento especializado em processos seletivos.