por Fernando Porto
Aumentar uma estrutura de vendas é sinal de prosperidade para uma empresa, mas também significa uma preocupação para o gerente ou diretor ter um maior controle organizacional e não comprometer o atendimento à grande clientela conquistada.
Quando isso acontece, o profissional busca uma solução tecnológica que se adeque ao perfil de seu negócio. Ederson Manoel, fundador da Agência Blitz, especializada em comunicação “com o mercado jovem e marketing universitário”, enfrentou esse desafio de equilibrar essa expansão estrutural.
“O crescimento da minha equipe comercial, de três para 12 vendedores, exigiu a busca por uma ferramenta que pudesse nos dar dinamismo na visualização de informações comercias e tomadas de decisões no menor espaço de tempo possível”, conta o executivo.
Aumento da performance
Manoel acabou optando pelo aplicativo FieldLink, que gerencia e mede o desempenho da força de vendas em campo. “A organização sobre processos comerciais, que o FieldLink nos permite, colabora ativamente no aumento da performance em quantidade (35% a mais) e qualidade das visitas – cerca de 17% a mais de conversões – tendo como resultado o crescimento das vendas mês após mês”, comemorou.
O segredo de aumento de produtividade está na possibilidade de o gerente acompanhar os vendedores em tempo real, por meio do site do FieldLink, sabendo quais regiões estão cobertas pela equipe e as visitas que cada um tem a fazer. Outra funcionalidade vantajosa é a sugestão de visitas a empresas próximas de acordo com os objetivos da empresa.
“É possível medir se aquelas vendas valeram a pena, levando em conta a relação entre os recursos demandados e a receita gerada”, diz Diego Cueva, um dos criadores desse sistema desenvolvido pela Tegris, empresa nacional de tecnologia. Já os colaboradores, por sua vez, têm a vantagem de rapidez e agilidade ao utilizarem o serviço pelo aplicativo quando estão em campo, com as informações armazenadas na nuvem.
Histórico do cliente
Ao consultarem o histórico do cliente, preenchem os relatórios de visita de forma rápida, com check-in e check-out pelo celular. “O aplicativo ainda funciona offline, uma vez que armazena os dados no próprio aparelho para não depender da rede de dados móveis”, explica Cueva.
O FieldLink tem funcionalidades de geolocalização e também de CRM. Está disponível para Android e iOS, e o login e a senha de cada vendedor são enviados por e-mail depois que a empresa cadastra seus colaboradores. Um detalhe: a empresa garante que os colaboradores serão acompanhados pelo aplicativo apenas em horário de trabalho.