Home > Notícias > Quais são as profissões do futuro e tendências para os próximos anos?

Quais são as profissões do futuro e tendências para os próximos anos?

As carreiras mais promissoras para os próximos anos são aquelas relacionadas à tecnologia e Inteligência Artificial. Conheça algumas e entenda o que são as profissões do futuro.

imagem de uma grande avenida de uma megalópole à noite repleta de rastros de luzes feitos por carros, ilustrando artigo sobre as profissões do futuro

Algumas profissões do futuro já são realidade hoje, mas devem ganhar ainda mais destaque e espaço no mercado de trabalho nos próximos anos. Saber quais são elas e o que cada uma exige é uma boa forma de se preparar para o que vem por aí.

O que são profissões do futuro?

Profissões do futuro são as carreiras promissoras nos próximos anos, seja por fatores econômicos, sociais ou de mercado. Carreiras tecnológicas, de ESG e inovadoras crescem entre elas.

Quais são consideradas as profissões do futuro?

O futuro é amplo em possibilidades. Tanto que um grupo de futuristas foi convidado a elaborar um relatório sobre os trabalhos em ciência e tecnologia que estarão em voga até o fim desta década. Quem conduziu esse esforço foi a Fast Future, a pedido do governo britânico.

Veja também: tendências do mercado de trabalho para os próximos anos!

E o que eles imaginaram? Veja algumas previsões:

1. Consultor de bem-estar para idosos

A população mundial ganha mais qualidade e mais anos para viver. Longevidade já faz parte do atual mercado de trabalho, sendo possível encontrar até quatro gerações atuando em uma mesma empresa. 

Com um número maior de idosos, será preciso encontrar pessoas que possam dar todo atendimento a esse público. Mas não apenas físico. O olhar desse profissional deverá ser mais abrangente. Portanto, um cuidado holístico que foque corpo e mente.

2. Pilotos e guias turísticos espaciais

E não basta levar alguém para o espaço, um guia pode fazer uma grande diferença nessa viagem. “À sua direita, temos Marte!”. 

Brincadeiras à parte, a tendência é que esse tipo de experiência seja aprimorada com informações ao longo da viagem trazidas pelos guias turísticos espaciais. 

3. Agricultores “verticais”

Provavelmente você já deve ter visto os jardins verticais, que acompanham algumas avenidas de algumas capitais ou paredes de grande (e modernos) edifícios. Imagine, agora, aproveitar esses tipos de espaços em áreas urbanas para a produção de alimentos. 

Esse é o trabalho do agricultor vertical ou também conhecido como agricultor urbano.

4. Especialista em reversão da mudança climática

Nós caminhamos para um mundo que precisa de bastante atenção em termos de clima. Por isso, é preciso contar com profissionais preparados para entender as atuais e futuras ações possíveis para reverter esse quadro, ou ao menos amenizá-lo.

5. Agente de quarentena

Depois da pandemia da covid-19, qual será a próxima? Com a degradação ambiental, não é apenas o clima que sofre. Um especialista em reversão da mudança climática vai concordar: algumas doenças acabam “migrando” para os centros urbanos, seja nas nuvens de fumaça ou em vírus encontrados em alguns animais que perdem seus habitats e se veem impelidos a avançar para as cidades. 

Para cuidar que os problemas de uma nova pandemia ou epidemia abalem a vida de pessoas e empresas, os agentes de quarenta darão todo o apoio no gerenciamento dessas crises.

6. Fiscal de modificação do clima

O especialista em reversão de mudança climática faz o trabalho dele. O agente de quarentena adverte os possíveis riscos. Mas se o ritmo de devastação ambiental não ceder, entram em cena os fiscais de modificação climática. Como espécies de policiais, eles terão mais estrutura e instrumentos para aplicar a lei.

7. Gestor de avatares de sala de aula

Como garantir que os avatares professores mantenham aquele toque humano? Chame esse gestor. Ele vai cuidar para que as soft skills (habilidades sociais e comportamentais) estejam presentes.

8. Desenvolvedores de veículos alternativos

Já vemos carros elétricos nas ruas. Já se fala em carros voadores. Com a preocupação crescente em diminuir os índices de poluição e dependência de combustíveis fósseis,será preciso contar com profissionais especializados em projetar esses veículos e revolucionar o conceito de mobilidade.

9. Gestor de conteúdo

Por mais que a mídia seja personalizada, graças ao trabalho do pessoal de TI, o gestor de conteúdo será preciso para que não nos afoguemos em uma avalanche de dados.. É ele que vai organizar os fluxos dessas informações.

10. Organizador de “bagunça” virtual

Uma espécie de organizador, esse profissional vai deixar sua caixa de e-mail, desktop e outras bagunças em dia. Vai até dar vontade de convidar alguém para ver seu desktop em casa. Sem medo de passar vergonha.

11. Corretor de tempo/comerciante de banco de tempo

Não se trata de banco de horas, que muitas empresas adotam (ou deixarão de adotar até 2030), mas uma pessoa que vai ajudar você a não desperdiçar parte de seu dia com o que não vale a pena.

 E tem mais!

12. Planejador do metaverso

Com um bom olhar de gestão e espírito empreendedor, esse profissional estará na construção desse ambiente imersivo.

13. Construtor de jornada de realidade aumentada

Imagine criar uma aventura no mundo digital imersivo, no qual você é um agente secreto sem memória? O que era um roteiro de filme (Vingador do futuro) poderá ser uma realidade. Esse profissional é quem vai cuidar do projeto, da criação e da personalização dessas histórias, de acordo com o estudo da Cognizant.

14. Engenheiro de estrutura improvisada

Mesmo que um terremoto seja previsto, estragos podem acontecer. Para criar estruturas capazes de sustentar algumas construções ou até mesmo moradias simples para desabrigados, teremos esse engenheiro, com conhecimento largo em material e impressão 3D.

15. Gerente de equipe homem-máquina

Em um mundo mais automatizado, teremos a colaboração entre robôs ou softwares e homens no trabalho, o que vai exigir um profissional capaz de mediar essa relação, Quem faz o quê e quando? Para dar conta desse recado, esse profissional deve ter formação em psicologia experimental. Neurociência também é importante. Além disso, será necessário ter conhecimentos em ciência da computação e pessoas (leia-se, recursos humanos).

16. Consultor de moeda digital

Você já deve ter visto muitas fraudes envolvendo as moedas digitais. Para evitar cair em armadilhas como essas, esse profissional vai ajudá-lo a entender esse investimento e como fazer isso. Para tanto, ele deverá ter uma boa base de contabilidade, gestão financeira e segurança de dados.

Quais profissões serão extintas no futuro?

O futuro deve trazer uma infinidade de novas profissões, mas, nesse caminho, também deve fazer com que tantas outras simplesmente desapareçam. 

Há muitas estimativas sobre as profissões que entrarão em extinção, mas a verdade é que prever isso não é possível sem muito achismo. O que podemos afirmar é que o avanço tecnológico poderá alterar muitas carreiras, especialmente aqueles que podem ser automatizadas com mais facilidade, como:

  • atendentes de telemarketing;
  • operadores de caixa;
  • porteiros;
  • vigilantes;
  • escriturários jurídicos e de contabilidade.

Apesar disso, a força de trabalho humana nunca será completamente substituível. 

Inclusive, neste mundo tão inteligente artificialmente, algumas competências humanas como empatia, criatividade e pensamento analítico serão cada vez mais valorizados – exatamente por não poderem ser totalmente substituídas por robôs turbinados pela inteligência artificial.

As apostas estão por toda parte. Nossa sugestão? Faça a sua parte e corra atrás dessas competências humanas que farão de você um profissional relevante onde quer que você esteja!

Vídeo bônus: Como lidar com as incertezas no futuro profissional?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.