Home > Busca de emprego > Processos seletivos > “Fale sobre você”: como responder em uma entrevista de emprego

“Fale sobre você”: como responder em uma entrevista de emprego

Veja alguns exemplos de entrevistas com respostas práticas quando o entrevistador lhe pede que fale sobre você.

Mulher prepara o que falar na entrevista de emprego

Você se prepara para o processo seletivo, tem todas as informações na ponta da língua, está com sua melhor roupa e aguardando o entrevistador. Ele cumprimenta e, imediatamente, pede que “fale sobre você”.

A questão, embora comum, tende a travar muitos entrevistados. Por se tratar de uma pergunta tão abrangente, é fácil o candidato se perder na fala. Ele pode criar um discurso pouco objetivo e soltar informações irrelevantes que não vão colaborar para que ele conquiste a vaga tão desejada. 

Então, como se preparar para esse tipo de questionamento? Quais informações sobre você são relevantes e como informá-las? Fique conosco que você saberá como organizar essas respostas na hora de falar com o recrutador. Veja como!

O que responder à pergunta “fale sobre você”?

Será que falo sobre minha personalidade? Devo mencionar só histórias profissionais ou preciso ainda falar sobre a minha família? Esses questionamentos certamente vêm à mente dos candidatos sempre que o recrutador faz uma pergunta tão ampla.

É difícil falar sobre si, ainda mais em um ambiente em que você pode se sentir ligeiramente pressionado, como nos processos seletivos de emprego. Por isso, a primeira dica é manter a calma. 

Mas como consigo lidar com o nervosismo nessa situação? 

Simples, treinando as respostas em casa. O primeiro ponto é você saber o que é relevante você falar sobre você na entrevista. Os seguintes tópicos são fundamentais: 

  • formação acadêmica;
  • experiência profissional;
  • destaques e conquistas profissionais;
  • principais habilidades e competências;
  • como você trabalha em equipe;
  • seus objetivos profissionais;
  • seus valores e princípios.

Para que a resposta não pareça robótica e pouco convincente como no exemplo a seguir: “sou formado em economia, tenho sólida experiência profissional, possuo uma série de habilidades técnicas e comportamentais, trabalho muito bem em equipe e um dos meus valores é a diversidade” — você precisa trabalhar os seguintes pontos da sua resposta:

  1. falar sobre ações que comprovem suas habilidades;
  2. mencionar como você vem trabalhando seus pontos fracos;
  3. trazer números de realizações que dão força para seu discurso;
  4. destacar como você trabalha o autoconhecimento;
  5. falar como seus colegas (ou líderes) te enxergam.

Como fazer isso de forma organizada e assertiva de olho na vaga que você se candidatou? Veremos a seguir! 

Como estruturar sua resposta 

Agora que você já tem os tópicos relevantes sobre o tema “fale sobre você” e como enriquecê-los, que tal colocar essas informações de forma estruturada pensando em como respondê-las ao recrutador da vaga?

Sim, é importante que você se coloque no lugar do recrutador para responder de forma certeira às perguntas de cunho pessoal. Como? Veja as seguintes dicas:  

Entenda o que o entrevistador quer saber. No início da entrevista, certamente o entrevistador fará perguntas específicas para investigar alguns pontos da sua carreira.

  • se você tem o perfil do cargo;
  • se você se encaixar na cultura da empresa;
  • como você fala sobre suas conquistas;
  • qual é o seu autoconhecimento.

Observe a descrição da vaga de emprego

Entenda quais características suas se encaixam melhor na descrição da vaga e dê destaque a elas.

Para facilitar, você deve fazer uma lista de suas principais características profissionais e pessoais que combinam com a descrição da vaga. 

Prepare exemplos que demonstrem essas características na prática

Após definir duas ou três características solicitadas na descrição da vaga, o próximo passo é trazer exemplos de situações profissionais em que você as tenha usado. 

Esses exemplos são muito importantes, especialmente em uma entrevista por competências, em que o entrevistador busca situações reais que possam contar a sua história.

Seja direto e conciso

Não se preocupe em detalhar demais cada característica e cada exemplo. Seja direto e conciso.

Se o entrevistador quiser mais informação, ele mesmo sinalizará.

Mostre seus objetivos e metas para o futuro

Falar sobre seus planos profissionais, sobre onde quer chegar e o que tem feito para isso é uma boa estratégia. Esse diálogo demonstra ao recrutador que você tem objetivos estruturados e um plano de carreira desenvolvido.

Ainda está em dúvida em como estruturar essas informações em frases precisas? Não se preocupe, a seguir traremos alguns exemplos práticos de como chegar lá! 

Exemplos de respostas para a pergunta “me fale um pouco sobre você”

Aqui estão alguns exemplos de habilidades exigidas na descrição de vagas e de possíveis frases sobre você que dialogam com essas necessidades da empresa: 

Se comunicar bem e trabalhar em um ambiente colaborativo 

“Gosto de trabalhar com pessoas, conhecê-las e conversar com elas sobre diversos assuntos. Não por acaso, hoje lidero uma equipe multidisciplinar de cinco profissionais em uma empresa que preza pela colaboração”. 

Ser detalhista 

“Eu gosto de executar tarefas difíceis com precisão. Presto atenção aos detalhes, me certifico de que todas as etapas estejam corretas e sejam concluídas dentro do prazo. Sei que isso pode atrasar os projetos, às vezes, mas estou trabalhando para tentar achar o melhor equilíbrio entre a perfeição e a execução.” 

Ser inovador 

“Gosto de descobrir soluções alternativas para resolver problemas. Como? Primeiro passo, é entender o problema, como as pessoas se sentem ao enfrentá-lo e quais são as causas desse problema. Só com esse trabalho de se colocar no lugar da pessoa que enfrenta a adversidade é possível inovar. Foi usando essa tática que meu time criou um novo processo de emissão de notas fiscais que diminuiu em 20% os erros de preenchimento dessas notas” 

Ter foco em resultados 

“Meus colegas de trabalho me chamam carinhosamente de “meta-driven”, isso porque meu discurso e minhas ações são sempre com foco na meta pessoal, da equipe e da organização. Ano passado, por exemplo, eu consegui bater em 25% minha meta de vendas.”

Coordenar um time autônomo 

“Não gosto de microgerenciamento. Acredito que equipes de alta performance são formadas a partir da confiança, transparência e da relação forte entre os membros do time e liderança. 

Para manter essa uniformidade e união, recentemente, tive de dar um feedback de oportunidade para um membro da equipe que teve algumas atitudes desrespeitosas com colegas do time em relação à diversidade e inclusão. Funcionou, ele agora inclusive participa de alguns debates no comitê de diversidade da empresa”. 

Gostou das nossas dicas? Que tal agora partir para ação? Comece pela pesquisa de vagas na maior plataforma de empregos do Brasil.

Cadastre seu currículo no Vagas.com e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.