Home > Carreira > Primeiro emprego > O que faz um enfermeiro?

O que faz um enfermeiro?

Ser enfermeiro pode ser o sonho de quem quer viver para cuidar de pessoas. Confira o que faz esse profissional e o que é preciso fazer para conseguir um emprego nessa área.

Se você pensa em fazer Enfermagem, mas ainda não entendeu muito bem qual é a atuação do profissional da área, chegou ao lugar certo. Neste post, vamos explicar tudo. Confira!

Qual é a função de um enfermeiro?

Em geral, o enfermeiro é o profissional da área de saúde que literalmente cuida das pessoas. 

O papel do enfermeiro no hospital é cuidar da alimentação e higiene dos pacientes, quem dá a medicação determinada pelos médicos para cada um. 

É também o enfermeiro (ou algum outro profissional da sua equipe, como o técnico ou auxiliar de enfermagem, sob sua coordenação) quem faz os curativos, cuida das passagens de sondas, entre outras funções. 

Além disso, por estar sempre perto dos pacientes, esse profissional muitas vezes se comunica com as famílias das pessoas internadas ou sob cuidados mais complexos. 

Enfermeiros também podem atuar em áreas mais específicas. Há aqueles que atuam em centros cirúrgicos, por exemplo. Nesse caso, sua principal função é prestar assistências aos médicos durante os procedimentos. 

Enfermeiros também trabalham em serviços de urgência e resgate, clínicas e casas de repouso. Existem ainda aqueles que prestam serviços nas casas dos pacientes. 

Esse profissional também tem mercado de trabalho em ambulatórios de escolas e empresas, laboratórios de análises, universidades e centros de pesquisa.

Para completar, os enfermeiros podem atuar na área de gestão de hospitais, clínicas e centros de saúde em geral. 

Quais são as áreas de atuação na enfermagem?

A enfermagem tem três principais áreas de atuação. Confira as diferenças entre cada uma: 

Enfermeiro

Enfermeiro é o profissional que fez o curso superior (ou seja, a graduação) em Enfermagem. É normalmente o enfermeiro quem assume as funções mais complexas da área e quem coordena a equipe de enfermagem.

Técnico de Enfermagem

O técnico de enfermagem é alguém que concluiu o Ensino Médio Técnico em Enfermagem. Para ser um técnico em enfermagem, você não precisa ter cursado a graduação na área. 

Este profissional auxilia os enfermeiros tanto com os cuidados com os pacientes quanto com a higiene e a segurança do ambiente hospitalar. 

Auxiliar de enfermagem 

O auxiliar de enfermagem é aquele profissional que recebe o paciente que chega ao hospital, por exemplo, e verifica seus sinais vitais, como temperatura e pressão. 

Também é ele aquele profissional que ajuda os pacientes a se prepararem para consultas e exames. 

Para ser auxiliar de enfermagem, é preciso apenas fazer um curso de capacitação e não é necessário ter Ensino Médio completo.

Como é a vida de um enfermeiro?

Enfermeiros e enfermeiras costumam trabalhar por turnos, ou seja, em escalas que podem envolver períodos noturnos, finais de semana e feriados. 

Sua rotina costuma mesclar cuidados diretos aos pacientes, coordenação da equipe de enfermagem (que envolve técnicos e auxiliares) e contato com as equipes médica e terapêutica que acompanham os pacientes. 

Os enfermeiros também precisam se dedicar ao preenchimento de formulários e fichas (digitais ou em papel). 

Onde o enfermeiro pode atuar 

O mercado de atuação de enfermeiros é bastante amplo e envolve desde hospitais, clínicas, consultórios, unidades e centros de saúde até universidades, laboratórios de análises e centros de pesquisa. 

Há ainda profissionais desta área que trabalham em ambulatórios de empresas e instituições de ensino, além daqueles que prestam serviços nas casas dos pacientes, o chamado home care

Enfermeiros também são contratados para trabalhar embarcados em navios e cruzeiros, por exemplo. 

Ou seja, profissionais de enfermagem têm muito campo para atuar tanto no segmento público quanto privado. 

Como são as diferentes áreas da enfermagem 

Destacamos nos itens acima as principais funções dos enfermeiros. Logo abaixo, você pode conferir algumas das áreas da enfermagem em que um profissional graduado pode trabalhar. 

Enfermeiro assistencial

A enfermagem assistencial é a área focada no atendimento de pacientes em instituições de saúde. 

Enfermeiros assistenciais acompanham os pacientes, cuidando de alimentação, higiene, medicação e realização de alguns exames.

Enfermeiro de bordo

O enfermeiro de bordo faz parte da equipe de resgate que atua em aeronaves para prestar assistência direta e urgente a pacientes que geralmente estão em estado crítico. 

Enfermeiro ambulatorial

O enfermeiro ambulatorial faz o primeiro atendimento a pacientes em ambulatórios tanto de instituições de saúde quanto de empresas, escolas, clubes, parques etc. 

Esses profissionais realizam curativos, checam sinais vitais e administram medicamentos que não têm necessidade de prescrição médica. 

Benefícios da carreira de enfermagem 

A carreira de enfermagem pode ser gratificante para quem gosta de cuidar de gente. 

No caso, cuidar significa de fato colocar a mão na massa para tratar da higiene, da colocação e retirada de sondas, da administração de medicamentos, entre outras funções que já mencionamos no conteúdo.

Em geral, o enfermeiro (e a equipe de enfermagem) é o profissional com contato mais próximo com os pacientes.  

Para ser enfermeira também é necessário saber lidar com altos e baixos, inclusive com a perda de pacientes e a proximidade com familiares que sofrem essas perdas. 

Como se tornar um enfermeiro? 

Para se tornar enfermeiro é preciso cursar graduação em Enfermagem em uma instituição reconhecida pelo MEC. 

O curso tem duração de quatro a cinco anos, dependendo da instituição de ensino, e é oferecido por universidades e faculdades públicas e privadas por todo o país. 

Algumas opções de cursos são: 

Além da graduação, o enfermeiro deve ter inscrição no Coren (Conselho Regional de Enfermagem) da sua região.

Agora que você já sabe o que faz o profissional formado em enfermagem, confira uma seleção de vagas de enfermeiro para ver os principais requisitos exigidos no mercado de trabalho!