Home > Carreira > Evolução profissional > Você sabe usar toda tecnologia que tem em mãos?

Você sabe usar toda tecnologia que tem em mãos?

Executivo dá dicas valiosas para organizar a rotina de trabalho

por Fernando Porto

Não basta ter muita tecnologia nas mãos, é preciso usar os recursos que organizem realmente a rotina de trabalho. O conselho é de Marcelo Vallim, diretor de Novos Negócios de uma grande empresa de telecomunicações. Como todo empresário integrado ao mundo mobile, ele alia notebook, PC, tablet e smartphone na condução dos negócios por entender que cada minuto é fundamental no disputado mercado.

Antes de encher os dispositivos de apps corporativos, ele acredita que o bom uso do Office 365 – o pacote de programas mais completo da Microsoft para uso corporativo – atende quase a totalidade das necessidades dos executivos.  “O profissional de negócios precisa necessariamente ter espírito de equipe. E só consegue isso com boas ferramentas de colaboração. O 365 permite um alto grau de intensidade no trabalho. O Office padrão, por exemplo, disponibiliza e-mail gratuito (Outlook) mas não organiza sua rotina de trabalho e calendário como o do 365”, observa.

Ainda no 365, Vallim tece elogios ao aplicativo SharePoint, que permite que a equipe veja online, faça correções e continue compartilhando. “Quando trabalhamos com planilhas, por exemplo, alguém da equipe pode verificar e retificar uma célula. Ou seja, várias pessoas corrigem, todos colaboram”, explica. “É um ganho enorme de tempo e flexibilidade que antes não era possível apenas com a troca de e-mails.”

Gravar reunião online

Outro programa considerado essencial pelo diretor executivo é o Lync Online, que permite aos usuários acesso a mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo e reuniões online completas. “O Lynk é um uma espécie de Skype, só que mais profissional. Eu posso, por exemplo, gravar a reunião online. Também permite compartilhar documentos e até projetá-los simultaneamente na tela”, diz.

Em produtividade, ele destaca o programa Salesforce, considerado o melhor em CRM (gestão do relacionamento com o cliente), que integra as informações de vendas em campo. “É uma plataforma completa de gestão, que mostra o comportamento de vendas, de precificação. Podemos ver em tempo real as propostas, as etapas de negociação, o desenho das equipes de vendas por região e informações atualizadas dos clientes.”

Solução de comunicação

Vallim não dispensa uma boa solução de telefonia IP, como o sistema da Cisco, por exemplo, instalado há mais de um ano na empresa onde atua. “A telefonia IP, que junta a telefonia fixa e todas as móveis, aumenta muito a nossa disponibilidade. Por outro lado, é preciso saber a hora de desligar o sistema para não misturarmos a vida corporativa com a pessoal. Caso contrário, você acaba dando conta de que está trabalhando no domingo e falando com os pais durante a semana”, adverte.

Veja também as vagas de tecnologia que separamos para você.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.