por Lígia Crispino*
A palavra carreira, derivada do latim carraria, significa “caminho para carros”. Ela passou por diversas transformações ao longo dos anos até chegar no conceito que entendemos nos dias de hoje. Carreira não revela somente um histórico profissional, mas sim um caminho rumo aos objetivos pessoais e profissionais, que tragam satisfação e realização.
A carreira é nossa responsabilidade, sempre! Nunca é das empresas onde trabalhamos. Tudo o que aprendemos ao longo de nossa vida vai construindo um caminho rumo ao que desejamos: conhecimentos específicos da área de atuação, graduações, MBA, especializações, atividades de trabalho, cursos extracurriculares, promoções de cargos, projetos conduzidos, desafios superados. Além da boa comunicação corporativa e idiomas. Toda esta parte é a que envolve as competências técnicas.
Perguntas importantes para a carreira
Não podemos nos esquecer das competências comportamentais. Para elas, o autoconhecimento é fundamental. Entender nossos pontos fortes e fracos é um grande aliado nesta caminhada. Nossa experiência sobre as perguntas a seguir nos ajuda a construir nossa autoimagem e, consequentemente, fazer ajustes de rota e tomar decisões mais acertadas:
- Quais são as minhas habilidades?
- Quais são meus pontos fortes?
- Quais são meus pontos a melhorar?
- O que realmente me motiva?
- Quais são minhas principais necessidades?
- Quais são meus maiores estímulos?
- Quais são meus objetivos de vida?
- Quais são meus valores?
- Quais os principais critérios pelos quais eu julgo o que faço?
- Quão orgulhoso ou envergonhado estou do meu trabalho e carreira?
Fatores que ajudam a construção
O tempo necessário para construir essa autoimagem varia de acordo com alguns fatores:
- Quantidade e qualidade de experiências que tivemos versus tempo em que elas ocorreram. Aqui temos que avaliar a cultura das empresas nas quais trabalhamos, gestores que tivemos, funções que desempenhamos;
- Feedback sobre nosso desempenho e progresso profissional, dicas e toques que recebemos desde o início da nossa carreira;
- Capacidade cognitiva para absorver essas experiências e feedback recebidos. Em outras palavras, o que fizemos com tudo isto, como transformamos nossa história em vantagem competitiva;
- Motivação e busca por novos aprendizados e autoconhecimento.
Responda este questionário, reflita sobre o caminho que quer seguir, sobre o que você tem a seu favor para alcançar o que almeja. Sucesso na sua jornada!
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o agora!
*Lígia Crispino é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto.