Um profissional de alta performance entrega mais do que o esperado, assume responsabilidades adicionais e é persistente e engenhoso. As empresas cada vez mais buscam esse tipo de profissional e, não à toa, fazem dele o primeiro da fila para promoções, aumentos de salário e funções de destaque.
Tornar-se um profissional de alto desempenho, no entanto, não é tarefa que se resolva da noite para o dia. Confira a seguir alguns passos importantes para chegar lá.
Neste artigo você verá:
O que significa alta performance no trabalho?
No mercado de trabalho, a alta performance é referente aos profissionais que têm a capacidade de realizar as suas funções com agilidade, eficiência e qualidade, alcançando, assim, os resultados esperados — e até superando expectativas.
Essa é uma das soft skills mais valorizadas pelos gestores e recrutados hoje em dia.
Qual é a importância da alta performance profissional na rotina de trabalho?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que ser um profissional de alta performance é muito diferente de se sobrecarregar de tarefas.
Pelo contrário.
Profissionais de alta performance conseguem otimizar o seu trabalho, fazendo um bom gerenciamento de tempo e tarefas. Isso é importante para manter a saúde mental do colaborador.
O que é necessário para ter alta performance profissional?
Desenvolver uma alta performance profissional requer autoconhecimento, capacidade de autogestão e o fim da procrastinação.
A seguir, veja algumas dicas que podem te ajudar a aprimorar essas habilidades.
1. Supere seus próprios limites
Segundo Jappreet Sethi, consultor de RH e Pessoas, o primeiro passo é se esticar – além dos seus próprios limites. Ele afirma que estabelecer padrões mais altos é uma forma de colocar um desafio para você mesmo – e também de começar a se esforçar para alcança-lo. Sua dica é fazer isso utilizando uma abordagem orientada a resultados. “Dessa forma, você pode alinhar suas metas com resultados mensuráveis”, diz ele, em artigo no www.humanresourcesblog.in. Algumas perguntas que você pode fazer para para estimular seu pensamento nessa direção são:
- Estou entregando resultados para outras pessoas no prazo e no momento ideal?
- Estou entregando esses resultados da melhor maneira possível?
- A atualização do meu conhecimento pode me fazer entregar resultados melhores?
2. Assuma outras responsabilidades
O segundo passo, segundo o especialista, é assumir responsabilidades adicionais. Lembra que um profissional de alto desempenho vai além do esperado? É essa a ideia. Mas nem sempre fazer isso é muito simples. Em algumas organizações, é esperado que as pessoas aumentem seu escopo de atividades e deveres conforme necessário para garantir que o trabalho seja concluído. Por outro lado, há empresas mais engessadas, em que fica difícil aumentar o escopo do seu trabalho.
Seja qual for o tipo de empresa em que você trabalha, a capacidade de colaborar e trabalhar em diversas frentes, inclusive além da sua área original, será uma competência cada vez mais valorizada e demandada pelo mercado de trabalho.
A dica é começar a desenvolvê-la agora mesmo, tomando a iniciativa, tanto para tarefas simples como reabastecer o toner da impressora quanto para as mais complexas como desenvolver um plano para otimizar algum processo. Em empresas com estruturas mais rígidas, o mais recomendável é planejar uma pequena ação, demonstrar os resultados e, em seguida, ampliar o horizonte. “Vá com calma porque sua organização pode precisar de tempo para se ajustar, concordar e enxergar os benefícios potenciais”, afirma ele.
3. Seja gentil e atencioso
Quando você pensa nos melhores desempenhos em seu escritório, pode ter em mente aquele workaholic que fica preso no computador dia e noite, sem interagir com ninguém. Não precisa ser assim. Um profissional de alto desempenho não necessariamente é anti-social. Pelo contrário, ele tende a reservar um tempo para conhecer seus colegas de trabalho e fazer networking. Com isso, ele descobre quem são os especialistas e a quem pedir ajuda ou feedback em determinados assuntos.
4. Mantenha-se envolvido
Descubra uma maneira de se manter engajado no trabalho participando de projetos desafiadores ou descobrindo um propósito maior para o que você faz. Essa é uma maneira muito eficiente de buscar resultados cada vez melhores sem perder o foco dos seus objetivos.
5. Não pare de aprender
Pessoas de alto desempenho estão sempre procurando maneiras melhores de realizar suas tarefas e se manter atualizados sobre os desenvolvimentos da sua área. Faça um curso de extensão, procure uma pós-graduação, melhor o nível de algum idioma que você começou a aprender, mas não seguiu em frente.
6. Cuide da sua saúde
Se você estiver cansado, doente ou estressado demais dificilmente conseguirá ser produtivo e alcançar um bom desempenho. Portanto, reserve um tempo para cuidar de si praticando exercícios, alimentando-se corretamente e cuidando do seu sono e do seu descanso. Dessa forma, quando estiver no trabalho, você poderá se concentrar totalmente no que estiver fazendo.
Se você gostou dessas dicas e quer se informar mais sobre como melhorar o seu desempenho no trabalho, confira este artigo com soluções práticas para aumentar a produtividade no trabalho!