Se você tem dúvidas sobre como fazer o primeiro currículo, saiba que tem mais gente com esse problema. Afinal, ainda que esse documento seja indispensável para entrar no mercado de trabalho, é difícil entender o que se deve colocar quando não se tem experiência ou quando há poucas especificações a colocar.
Pode até dar um friozinho na barriga, mas vale a pena ter coragem para conseguir uma vaga e começar a sua vida profissional. Então, quais são as dicas para fazer currículo do primeiro emprego?
Neste post, vamos trazer algumas boas práticas, além de indicar o que você deve fazer para destacar as suas competências para conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
Então, que tal aproveitar essas ideias? Para começar, confira as dicas da especialista de Recrutamento e Seleção do Vagas para deixar seu currículo incrível:
Neste artigo você verá:
O que colocar no currículo de quem nunca trabalhou?
Deve-se colocar no currículo de quem nunca trabalhou qualquer experiência, habilidade, qualificação ou formação que se tenha. Além disso, insira seu nome completo e dados de contato.
O ideal é disponibilizar ao recrutador as informações relacionadas à vaga desejada. Veja o que colocar no primeiro currículo:
- Dados pessoais: nome completo, telefone, e-mail e idade;
- Objetivo profissional: o que você deve conquistar com a vaga, como as suas metas profissionais;
- Formação: até que nível você estudou (ensino fundamental, médio ou superior) e se fez algum curso extra;
- Habilidades: competências técnicas e comportamentais importantes para a vaga, como capacidade de trabalhar em equipe ou sob pressão e conhecimento de alguma ferramenta;
- Experiências: se já tiver feito um estágio, trabalho voluntário ou projeto (escolar ou extracurricular) que demonstre suas capacidades e sua responsabilidade, destaque;
- Atividades extracurriculares: participação em associações, clubes e atividades que valorizem seus interesses e suas qualidades.
O que colocar no currículo quando não tem cargo pretendido?
Se você não tem cargo pretendido, coloque no currículo a sua formação, as suas habilidades, as suas experiências e as suas atividades extracurriculares. Destaque, também, quais são suas áreas de interesse para o recrutador ter clareza de como é o seu perfil e quais são suas expectativas.
Dessa forma, você demonstra que, apesar de não ter experiência nem certeza da profissão que deseja seguir, tem uma ideia de quais são seus talentos e a área que pretende seguir. Para quem está no início da carreira, essa é uma boa forma de se destacar.
Leia também: Como superar os desafios do primeiro emprego e se destacar na carreira?
Como se faz um currículo pela primeira vez?
Mais do que inserir grande volume de informações, você deve focar os seus talentos quando está em busca de um emprego. Veja como se faz um currículo pela primeira vez.
1. Faça uma autorreflexão
Se eu fosse abrir uma empresa hoje e convidasse você para fazer parte da minha equipe, como poderia me ajudar? Quais as suas habilidades e o que gosta de fazer?
As respostas dessas perguntas serão fundamentais para saber como fazer seu primeiro currículo e também direcionarão a sua busca pelo emprego.
2. Pesquise as oportunidades disponíveis
Dê uma olhada em alguns sites de emprego, como o VAGAS.com.br, e comece pesquisando algumas habilidades que você possui (como “conhecimento em informática”). Leia com atenção os anúncios e verifique se você possui alguns ou todos os requisitos mínimos.
Essa dica também vale para quem está fazendo um currículo para jovem aprendiz ou estágio. Dessa forma, você deixa claro que tem condições de ocupar a vaga e que é uma boa escolha.
3. Faça seu currículo
O formato seguirá a estrutura básica de um currículo com experiência. A única diferença é que, no seu caso, você terá que dar mais destaque a suas habilidades, conhecimentos acadêmicos e perfil pessoal.
Dica: explore experiências, como empresa júnior, trabalho voluntário, representante de sala ou até mesmo aquela ajuda na loja de doces do seu tio que você deu nas férias.
Por mais que essas experiências informais pareçam desnecessárias, contribuem para evidenciar suas capacidades de trabalho em equipe, organização, controle emocional e mais. Essas habilidades para primeiro currículo são fundamentais para chamar a atenção do recrutador.
4. Não “encha linguiça”
Se está faltando conteúdo para o seu primeiro currículo, é sinal de que você não fez a sua parte. Feche as mídias sociais por algumas horas e invista tempo participando de palestras e cursos relacionados à área que você almeja trabalhar.
Afinal, a internet está aí para todos e existem muitos cursos gratuitos ou com preço baixo disponíveis. Pesquise as possibilidades e aproveite para demonstrar que é esforçado, especialmente quando está fazendo um currículo para estágio, quando há uma área de trabalho definida.
5. Tente, tente e tente mais uma vez
Quanto menor o número de requisitos para a posição, maior a quantidade de ofertas de vagas abertas e, consequentemente, maior a quantidade de candidatos concorrendo com você. Por isso, não se abale se você enviar algum currículo e não for chamado. Oportunidades não faltam, basta pesquisar e tentar.
Leia também: Como conquistar o seu primeiro emprego e alavancar sua trajetória profissional?
Como destacar o currículo mesmo sem experiência?
Para destacar o currículo mesmo sem experiência, detalhe projetos pessoais e conquistas que valorizem suas competências. Também coloque as suas habilidades técnicas (como conhecimento em programação ou design), de comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe e gestão de tempo.
Você também pode anexar uma carta de apresentação personalizada, que explique seu interesse na vaga, suas aspirações e como pretende contribuir com a empresa.
Quais habilidades comportamentais valorizam o primeiro currículo?
As habilidades comportamentais que valorizam o primeiro currículo são comunicação, trabalho em equipe, adaptação e aprendizado contínuo, proatividade e autonomia. Outras soft skills bem avaliadas são criatividade e inovação, inteligência emocional, pensamento crítico e/ou analítico, motivação e resolução de conflitos.
Aqui, vale lembrar que não existe uma regra específica que determine a maior valorização de uma competência. Tudo depende da vaga desejada. De todo modo, é uma forma de saber como fazer o primeiro currículo sem experiência.
O que evitar no primeiro currículo?
No primeiro currículo, deve-se evitar:
- Erros de ortografia e gramática;
- Jargões;
- Excesso de cores, imagens ou gráficos, que distraem os recrutadores;
- Endereços de e-mail pouco profissionais;
- Fotos, exceto se for solicitado;
- Números de documentos pessoais, como CPF;
- Objetivo profissional genérico, por exemplo, “quero crescer no ambiente corporativo”. Prefira “quero atuar na área XXX e aprimorar minhas habilidades YYY”;
- Ultrapassar 2 páginas no currículo;
- Fontes cursivas ou de difícil leitura. Prefira Calibri, Times New Roman ou Arial;
- Assinar e datar o currículo;
- Contatos de referências;
- Colocar a pretensão salarial quando não solicitado.
Todas essas dicas ajudam a construir um currículo para estágio ou para qualquer vaga desejada para iniciar sua carreira profissional.
Qual a diferença entre currículo para jovem aprendiz, estágio e primeiro emprego CLT?
Não há diferença entre currículo para jovem aprendiz, estágio e primeiro emprego CLT. A estrutura e as informações recomendadas são iguais. No entanto, existem distinções na modalidade de contratação.
O jovem aprendiz e o estágio têm o aprendizado como objetivo principal. Por isso, existe a exigência de que a pessoa tenha uma vinculação com uma instituição de ensino. A carga horária de trabalho é menor e há um acompanhamento mais próximo.
Já o primeiro emprego CLT segue as regras da Consolidação das Leis do Trabalho. Você recebe a carteira assinada e tem acesso a diferentes benefícios, como férias remuneradas, 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
No entanto, na hora de saber como fazer o primeiro currículo, as dicas são iguais. O que mudam são as informações inseridas, já que cada documento deve ser personalizado.
Se você seguir todos esses passos, há grandes chances de ser chamado para várias entrevistas de emprego. Então, saiba como fazer o primeiro currículo, coloque as dicas em prática e veja como conseguir a sua oportunidade no mercado de trabalho.
Gostou e quer procurar uma posição agora mesmo? Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.